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dc.contributor.advisorCosta Júnior, Leopoldo-
dc.contributor.authorFernandes, Rafael de Souza-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rafael de Souza. A política pública de microcrédito: qual é o impacto da educação financeira na capacitação dos beneficiários de microcrédito? 2024. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractBusca-se compreender a relevância de se implementar educação financeira para os tomadores de microcrédito, podendo ser microempreendedores individuais, microempresas ou mesmo proprietários de pequenas empresas, que se enquadrem dentro das normas brasileiras. O microcrédito é uma categoria de crédito viabilizada por Muhammad Yunus, quando criou o Grameen Bank em Bangladesh, com o intuito de oportunizar um desenvolvimento econômico para os beneficiários do microcrédito. Com a educação financeira, os tomadores de microcrédito passam a dispor da oportunidade de tomar melhores decisões e propiciar para eles uma melhor capacidade de desenvolvimento não somente pessoal, como também profissional e por conseguinte para a sociedade. Políticas públicas foram criadas com o intuito de fomentar o microcrédito no Brasil. Esta modalidade pode ser benéfica, mesmo com seus desafios, como a assimetria de informação e seleção adversa, no entanto, associado à educação financeira, pode possibilitar desenvolver um senso crítico que contribui de maneira mais assertiva nas finanças do seu empreendimento. Neste contexto, este trabalho buscou investigar esta relação e seu impacto no desenvolvimento dos microempreendedores, trazendo à tona conhecimentos sobre gestão e aspectos legais a respeito deste tema. Os programas contam com o fomento do Governo Federal que por suas atribuições contribuiu de maneira legislativa e regulamentadora com a Lei nº 13.636/2018, que dispõe sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), destinado a micro e pequenas empresas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMicrocréditopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.titleA política pública de microcrédito : qual é o impacto da educação financeira na capacitação dos beneficiários de microcrédito?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T15:12:04Z-
dc.date.available2025-05-08T15:12:04Z-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41708-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1It seeks to understand the relevance of implementing financial education for microcredit borrowers, which can be individual microentrepreneurs, microenterprises or even owners of small companies, who fit within Brazilian standards. Microcredit is a category of credit made possible by Muhammad Yunus, when he created the Grameen Bank in Bangladesh, with the aim of providing economic development for the beneficiaries of microcredit. With financial education, microcredit borrowers now have the opportunity to make better decisions and provide them with a better capacity for development not only personally, but also professionally and consequently for society. Public policies were created with the aim of promoting microcredit in Brazil. This modality can be beneficial, even with its challenges, such as information asymmetry and adverse selection, however, associated with financial education, it can make it possible to develop a critical sense that contributes more assertively to the finances of your enterprise. In this context, this work sought to investigate this relationship and its impact on the development of microentrepreneurs, bringing to light knowledge about management and legal aspects regarding this topic. The programs are supported by the Federal Government, which, through its attributions, contributed in a legislative and regulatory manner to Law No. 13,636/2018, which provides for the National Program for Oriented Productive Microcredit (PNMPO), aimed at micro and small companies.pt_BR
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