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Título: Do Brasil para o mundo : um estudo sobre o posicionamento nacional e global da Farm Rio por meio do Instagram
Autor(es): Nascimento, Isabela de Alcantara do
Orientador(es): Santos, Maíra Rocha
Assunto: Empresas
Internacionalização de empresas
Marca de produtos
Data de apresentação: 12-Dez-2024
Data de publicação: 8-Mai-2025
Referência: NASCIMENTO, Isabela de Alcantara do. Do Brasil para o mundo: um estudo sobre o posicionamento nacional e global da Farm Rio por meio do Instagram. 2024. 147 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A internacionalização de empresas consiste no aumento de participação em negócios internacionais, sendo uma estratégia conhecida para ampliação de mercados e fortalecimento de competitividade empresarial. No contexto atual, com a evolução de tecnologias digitais, as redes sociais facilitam esse processo, possibilitando uma comunicação eficaz e uma divulgação globalizada da corporação. O posicionamento de marca, por sua vez, é capaz de ter reflexivos positivos para as empresas, proporcionando a expansão da marca e sua memorização na mente do consumidor. Nessa conjuntura, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a consistência e o alinhamento da identidade e posicionamento da empresa de moda Farm no Brasil e mercados internacionais em que atua, por meio da análise de publicações em seus dois perfis no Instagram: @adorofarm e @farmrio. O estudo de caso foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com uma revisão da literatura baseada na técnica TEMAC. A partir dos compostos do Mix de Marketing, foram analisadas 226 postagens publicadas entre 01/04/2024 e 30/06/2024, sendo 138 do perfil brasileiro e 88 do perfil internacional. A análise dos dados obtidos por meio de um instrumento autoral revelou que a Farm adapta levemente sua abordagem no mercado estrangeiro para maximizar seu alcance, ao mesmo tempo que mantém sua essência brasileira e tropical, característica da marca. Internacionalmente, a marca faz uso de sua identidade cultural como fator diferencial no mercado, conseguindo se posicionar como uma marca mais exclusiva e premium, que está em diferentes polos de moda no mundo. Por outro lado, em território nacional, apesar da recorrente valorização da tropicalidade brasilieira, esse atributo não é exótico. Além disso, a marca é posicionada ao público de nível médio/médio-alto uma vez que os preços são ajustados ao mercado, mais sensível ao preço. Futuramente, no mercado nacional, a Farm pode aderir a outras alternativas promocionais para minimizar os possíveis impactos do uso recorrente de descontos. No mercado internacional, pode cooperar com outras empresas e ampliar sua atuação em outros países e continentes. De maneira unificada, a Farm pode investir na realização de eventos próprios para fortalecer o posicionamento da marca no mercado. Finalmente, é válido ressaltar algumas limitações deste estudo, como a amostra restrita a um período de três meses e as informações provenientes de fontes secundárias. Nesse contexto, há espaço para novas pesquisas.
Abstract: The internationalization of firms refers to the increasing participation in foreign markets and is a well-known strategy for market expansion and strengthening business competitiveness. In the current context, with the evolution of digital technologies, social networks expedite this process, facilitating effective communication and globalized promotion of the company. In turn, brand positioning can have positive impacts on companies, providing brand expansion and its memorability in the consumer's mind. In this scenario, the general objective of this research was to evaluate the consistency and alignment of the identity and positioning of the fashion company Farm in Brazil and the international markets where it operates, through an analysis of posts on its two Instagram profiles: @adorofarm and @farmrio. The case study was conducted using exploratory research with a qualitative approach, supported by a literature review based on the TEMAC technique. Using the components of the Marketing Mix, 226 posts published between 04/01/2024 and 06/30/2024 were analyzed, consisting of 138 from the Brazilian profile and 88 from the international profile. The analysis of the data obtained by an original instrument, revealed that Farm slightly adapts its approach in the foreign market to maximize its reach while maintaining its Brazilian and tropical essence, a characteristic of the brand. Internationally, the brand leverages its cultural identity as a differentiating factor in the market, positioning itself as a more exclusive and premium brand present in different global fashion hubs. On the other hand, in the domestic market, despite the consistent emphasis on Brazilian tropicality, this attribute is not considered exotic. Moreover, the brand is positioned for a middle to upper-middle class audience, as its prices are adjusted to a market that is more sensitive to pricing. In the future, in the domestic market, Farm may adopt other promotional strategies to mitigate the potential impacts of recurring discounts. In the international market, it could collaborate with other companies and expand its presence in other countries and continents. In a unified approach, Farm could invest in hosting its own events to strengthen the brand's positioning in the market. Finally, it is worth noting some limitations of this study, such as the sample being restricted to a three-month period and the information coming from secondary sources. In this context, there is room for further research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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