Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ElisaMartinsSwiatekCarrenho_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de modo e efeito de falhas (FMEA) aplicada na gestão do desperdício em um hospital de Brasília
Autor(es): Carrenho, Elisa Martins Swiatek
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Gestão hospitalar
FMEA (Failure Mode And Effect Analysis)
Data de apresentação: 24-Jan-2025
Data de publicação: 8-Mai-2025
Referência: CARRENHO, Elisa Martins Swiatek. Análise de modo e efeito de falhas (FMEA) aplicada na gestão do desperdício em um hospital de Brasília. 2024. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A pesquisa destaca a importância da sustentabilidade na gestão hospitalar, relacionando a logística de materiais com políticas sustentáveis que podem reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, além de reforçar a importância do treinamento e da valorização dos funcionários para criar uma cultura organizacional comprometida com a redução de desperdícios e sustentabilidade. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar as principais falhas presentes nos processos do almoxarifado de um hospital de Brasília, DF, que levam ao desperdício, utilizando a metodologia FMEA. Os procedimentos metodológicos adotados foram uma revisão sistemática de literatura e um estudo de caso, a fim de identificar o estado da arte a respeito do tema, e então, correlacionar com os resultados obtidos no estudo de caso. Na revisão foi identificado a eficiência da aplicação da FMEA para melhorias em diversos processos hospitalares, principalmente na gestão de resíduos infecciosos. Já no estudo de caso, 13 falhas foram identificadas, nas quais 4 tiveram maior RPN: espaço físico limitado e insuficiente; previsão ineficiente da demanda devido à falta de comunicação do usuário com o setor de suprimentos e almoxarifado; insuficiência de funcionários para a execução adequada dos processos no almoxarifado; e a falta de programas de conscientização e treinamento dos funcionários em relação ao desperdício. A FMEA mostrou-se eficaz na identificação e priorização dessas falhas, fornecendo uma visão clara das áreas críticas que precisam ser abordadas para reduzir os desperdícios e melhorar a eficiência dos processos no setor hospitalar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.