Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AryLeiteDeJesusJunior_tcc.pdf2,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Multiculturalismo e negociações internacionais : um estudo comparado de índices de Hofstede em grupos focais no Brasil e na Espanha
Autor(es): Jesus Junior, Ary Leite de
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Multiculturalismo
Negociação (Administração de empresas)
Inteligência cultural
Data de apresentação: 7-Fev-2025
Data de publicação: 8-Mai-2025
Referência: JESUS JUNIOR, Ary Leite de. Multiculturalismo e negociações internacionais: um estudo comparado de índices de Hofstede em grupos focais no Brasil e na Espanha. 2024. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo explora a aplicação de duas dimensões culturais propostas por Geert Hofstede em um micro contexto de duas instituições de ensino técnico, sendo uma do Brasil e outra da Espanha. O objetivo é analisar como as dimensões culturais "Individualismo vs. Coletivismo" e "Orientação a Longo Prazo" se comportam nas duas populações analisadas, comparando esses resultados com os resultados originais da pesquisa de Hofstede. Com estes resultados, o projeto discute como a pesquisa de Hofstede pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência cultural de negociadores. A metodologia utilizou questionários para captar as percepções culturais dos alunos entrevistados, permitindo uma análise comparativa. Os resultados mostraram que a obra de Hofstede oferece um ponto de partida valioso em estudos de negociação e multiculturalismo, mas não por meio de sua aplicação direta em ambientes reduzidos específicos. Conclui-se que, para o desenvolvimento da inteligência cultural, o negociador poderá utilizar trabalhos reconhecidos, como o de Hofstede, como ponto de partida. Entretanto, o caminho a ser seguido não é sua aplicação literal, sem a integração com outras ferramentas e perspectivas. Isto se deve ao fato de que o desenvolvimento de inteligência cultural é um processo contínuo e exige a adaptação e desenvolvimento de estratégias a cada contexto cultural, além de empatia e flexibilidade a cada nova oportunidade de interação com uma nova cultura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.