Título: | Percepções dos professores de ciências e biologia sobre os fatores de ansiedade em seus alunos |
Autor(es): | Torres, Matheus Jorge Melo |
Orientador(es): | Silva, Daniele Nunes Henrique |
Assunto: | Professores de ciência Estudantes Ansiedade |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 6-Mai-2025 |
Referência: | TORRES, Matheus Jorge Melo. Percepções dos professores de ciências e biologia sobre os fatores de ansiedade em seus alunos. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo aborda a ansiedade como um transtorno mental, manifestando-se por
meio de intensos sentimentos de preocupação e nervosismo, impactando os domínios
cognitivos, emocionais e comportamentais, frequentemente acompanhados de
sintomas físicos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) está vinculado ao
desempenho acadêmico e profissional, evidenciando seu impacto notável em
estudantes do ensino fundamental e médio, especialmente devido à persistente
inquietação relacionada às disciplinas escolares. Diante da significativa influência dos
adolescentes no desenvolvimento do TAG, este estudo visa avaliar a habilidade dos
professores em identificar sinais de ansiedade, notadamente o TAG, em alunos de
ciências naturais e biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de um
questionário aplicado a 15 professores de escolas públicas do Distrito Federal,
complementada por uma revisão bibliográfica sistemática, abarcando 14 trabalhos
relacionados ao tema. Os resultados, analisados de maneira descritiva, evidenciaram
a capacidade dos professores em reconhecer as causas das crises de ansiedade,
incluindo fatores familiares, o retorno às aulas presenciais após a pandemia de
COVID-19 e o uso indiscriminado de redes sociais. Conclui-se, então, que, embora o
ensino de ciências e biologia tenha sido percebido como estressante, não foi
diretamente associado aos fatores que causam ansiedade nos alunos. No entanto,
outros elementos foram destacados, indicando que há uma necessidade premente de
análises e estudos mais aprofundados para promover um sistema educacional menos
prejudicial aos alunos. Dada a limitação do número de respostas obtidas, sugere-se
pesquisas adicionais com amostras mais abrangentes, concentrando-se em aspectos
sociais, avaliativos e nos impactos a longo prazo da pandemia de COVID-19. |
Abstract: | This study addresses anxiety as a common mental disorder characterized by intense
feelings of worry and nervousness, affecting cognitive, emotional, and behavioral
aspects, often accompanied by physical symptoms. Generalized Anxiety Disorder
(GAD) is associated with academic and professional performance, notably impacting
students in elementary and high school, especially due to persistent concerns related
to school subjects. Given the significant influence of adolescents in the development
of GAD, this study aims to assess teachers' ability to identify signs of anxiety,
particularly GAD, in students of natural sciences and biology. Data collection was
conducted through a questionnaire administered to 15 teachers in public schools in the
Federal District, complemented by a systematic literature review covering 14 studies
related to the topic. The results, analyzed descriptively, highlighted teachers' capacity
to recognize the causes of anxiety crises, including family factors, the return to in person classes after the COVID-19 pandemic, and the indiscriminate use of social
media. It is concluded that, although the teaching of sciences and biology was
considered stressful, it was not directly associated with factors causing anxiety in
students. However, other factors were emphasized, indicating that much still needs to
be analyzed and studied to create an educational system that inflicts less harm on its
students. Given the limitation of the number of responses obtained, further research
with larger samples is suggested, focusing on social, evaluative aspects, and the long term impacts of the COVID-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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