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Título: Percepções dos professores de ciências e biologia sobre os fatores de ansiedade em seus alunos
Autor(es): Torres, Matheus Jorge Melo
Orientador(es): Silva, Daniele Nunes Henrique
Assunto: Professores de ciência
Estudantes
Ansiedade
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 6-Mai-2025
Referência: TORRES, Matheus Jorge Melo. Percepções dos professores de ciências e biologia sobre os fatores de ansiedade em seus alunos. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo aborda a ansiedade como um transtorno mental, manifestando-se por meio de intensos sentimentos de preocupação e nervosismo, impactando os domínios cognitivos, emocionais e comportamentais, frequentemente acompanhados de sintomas físicos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) está vinculado ao desempenho acadêmico e profissional, evidenciando seu impacto notável em estudantes do ensino fundamental e médio, especialmente devido à persistente inquietação relacionada às disciplinas escolares. Diante da significativa influência dos adolescentes no desenvolvimento do TAG, este estudo visa avaliar a habilidade dos professores em identificar sinais de ansiedade, notadamente o TAG, em alunos de ciências naturais e biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado a 15 professores de escolas públicas do Distrito Federal, complementada por uma revisão bibliográfica sistemática, abarcando 14 trabalhos relacionados ao tema. Os resultados, analisados de maneira descritiva, evidenciaram a capacidade dos professores em reconhecer as causas das crises de ansiedade, incluindo fatores familiares, o retorno às aulas presenciais após a pandemia de COVID-19 e o uso indiscriminado de redes sociais. Conclui-se, então, que, embora o ensino de ciências e biologia tenha sido percebido como estressante, não foi diretamente associado aos fatores que causam ansiedade nos alunos. No entanto, outros elementos foram destacados, indicando que há uma necessidade premente de análises e estudos mais aprofundados para promover um sistema educacional menos prejudicial aos alunos. Dada a limitação do número de respostas obtidas, sugere-se pesquisas adicionais com amostras mais abrangentes, concentrando-se em aspectos sociais, avaliativos e nos impactos a longo prazo da pandemia de COVID-19.
Abstract: This study addresses anxiety as a common mental disorder characterized by intense feelings of worry and nervousness, affecting cognitive, emotional, and behavioral aspects, often accompanied by physical symptoms. Generalized Anxiety Disorder (GAD) is associated with academic and professional performance, notably impacting students in elementary and high school, especially due to persistent concerns related to school subjects. Given the significant influence of adolescents in the development of GAD, this study aims to assess teachers' ability to identify signs of anxiety, particularly GAD, in students of natural sciences and biology. Data collection was conducted through a questionnaire administered to 15 teachers in public schools in the Federal District, complemented by a systematic literature review covering 14 studies related to the topic. The results, analyzed descriptively, highlighted teachers' capacity to recognize the causes of anxiety crises, including family factors, the return to in person classes after the COVID-19 pandemic, and the indiscriminate use of social media. It is concluded that, although the teaching of sciences and biology was considered stressful, it was not directly associated with factors causing anxiety in students. However, other factors were emphasized, indicating that much still needs to be analyzed and studied to create an educational system that inflicts less harm on its students. Given the limitation of the number of responses obtained, further research with larger samples is suggested, focusing on social, evaluative aspects, and the long term impacts of the COVID-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023.
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