Título: | A atuação da equipe gestora na organização da educação inclusiva em uma escola pública do DF : perspectivas e desafios |
Autor(es): | Santos, Beatriz Barbosa dos |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Educação inclusiva Escolas públicas |
Data de apresentação: | 3-Set-2018 |
Data de publicação: | 3-Abr-2025 |
Referência: | SANTOS, Beatriz Barbosa dos. A atuação da equipe gestora na organização da educação inclusiva em uma escola pública do DF: perspectivas e desafios. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a atuação da equipe gestora na
organização da educação inclusiva em uma escola pública do Distrito Federal e as
perspectivas e desafios para a garantia do direito de todos à educação. Como objetivos
específicos, destacam-se: i) identificar as principais orientações legais acerca da educação
inclusiva (internacional, nacional e do DF); ii) conhecer a proposta pedagógica de uma escola
pública do DF em relação à educação inclusiva, bem como a concepção de inclusão da equipe
gestora; iii) identificar as estratégias de implementação da educação inclusiva promovidas
pela equipe gestora na escola e as perspectivas e desafios para a garantia do direito de todos à
educação. Para realizar a discussão teórica na área da educação inclusiva, foram utilizados,
dentre outros, Karagianis et al. (1999), Mariussi et al. (2007) e Mantoan (2008). A temática da
gestão escolar e democrática foi subsidiada nos referenciais de Luck (2006), Michaels (2006)
e Amorim (2014). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso,
que utilizou como instrumentos de geração de dados observações participantes registradas em
diário de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com a equipe
gestora da escola pesquisada (diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e orientadora
educacional). A pesquisa evidenciou a necessidade de os cursos de formação de professores
promoverem uma formação que trabalhem a educação inclusiva em uma perspectiva
ampliada, tendo como referência a diferença e a diversidade humana. Outro aspecto a destacar
é o fato que a organização de uma escola inclusiva e para todos somente pode ser realizada na
perspectiva da gestão democrática, com o desenvolvimento de estratégias que promovam a
participação, o diálogo e o empoderamento dos sujeitos de direito. |
Abstract: | The present research has as a general goal, understanding the performance of the team
management in the organization of the inclusive education in a public school of Distrito
Federal context, as well as the perspectives and challenges to guarantee everyone's right of
acquiring education. As specific goals, stand out: 1) point to the main legal orientations
around schooling (international, national and of the DF); 2) get to know the proposal of a
public school in the DF related to the inclusive education, such as the conception of including
the team management regarding the school inclusion; 3) identify the implemented strategies
of the inclusive education promoted by the managing inclusion inside the school, as well as
the difficulties/eases of the team management for the successful inclusion of all. To
accomplish the theoretical discussion on the area of inclusive education was used Karagianis
et al. (1999), Mariussi et al. (2007) and Mantoan (2008). The thematic of school management
and democratical was based on Luck’s (2006), Michaels’ (2006) and Amorim’s references.
This research is all about the qualitative approach, types of studies of cases which were used
as a generator of data instruments, observations registered in a camp journal, documental
analysis, and semi-structured interviews directed with the main group team of the researched
school (principal, vice-principal, pedagogical and educational management). The research
pointed out the necessity of training course working in an inclusive education in a bigger view
showing the difference and also the human diversity. Another aspect to emphasize is the fact
that the organization of an inclusive school can only be accomplished in a democratically
perspective, counting on strategies that improve the participation, dialogue, and empowerment
of the law subjects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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