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Título: A atuação da equipe gestora na organização da educação inclusiva em uma escola pública do DF : perspectivas e desafios
Autor(es): Santos, Beatriz Barbosa dos
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação inclusiva
Escolas públicas
Data de apresentação: 3-Set-2018
Data de publicação: 3-Abr-2025
Referência: SANTOS, Beatriz Barbosa dos. A atuação da equipe gestora na organização da educação inclusiva em uma escola pública do DF: perspectivas e desafios. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a atuação da equipe gestora na organização da educação inclusiva em uma escola pública do Distrito Federal e as perspectivas e desafios para a garantia do direito de todos à educação. Como objetivos específicos, destacam-se: i) identificar as principais orientações legais acerca da educação inclusiva (internacional, nacional e do DF); ii) conhecer a proposta pedagógica de uma escola pública do DF em relação à educação inclusiva, bem como a concepção de inclusão da equipe gestora; iii) identificar as estratégias de implementação da educação inclusiva promovidas pela equipe gestora na escola e as perspectivas e desafios para a garantia do direito de todos à educação. Para realizar a discussão teórica na área da educação inclusiva, foram utilizados, dentre outros, Karagianis et al. (1999), Mariussi et al. (2007) e Mantoan (2008). A temática da gestão escolar e democrática foi subsidiada nos referenciais de Luck (2006), Michaels (2006) e Amorim (2014). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de geração de dados observações participantes registradas em diário de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com a equipe gestora da escola pesquisada (diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional). A pesquisa evidenciou a necessidade de os cursos de formação de professores promoverem uma formação que trabalhem a educação inclusiva em uma perspectiva ampliada, tendo como referência a diferença e a diversidade humana. Outro aspecto a destacar é o fato que a organização de uma escola inclusiva e para todos somente pode ser realizada na perspectiva da gestão democrática, com o desenvolvimento de estratégias que promovam a participação, o diálogo e o empoderamento dos sujeitos de direito.
Abstract: The present research has as a general goal, understanding the performance of the team management in the organization of the inclusive education in a public school of Distrito Federal context, as well as the perspectives and challenges to guarantee everyone's right of acquiring education. As specific goals, stand out: 1) point to the main legal orientations around schooling (international, national and of the DF); 2) get to know the proposal of a public school in the DF related to the inclusive education, such as the conception of including the team management regarding the school inclusion; 3) identify the implemented strategies of the inclusive education promoted by the managing inclusion inside the school, as well as the difficulties/eases of the team management for the successful inclusion of all. To accomplish the theoretical discussion on the area of inclusive education was used Karagianis et al. (1999), Mariussi et al. (2007) and Mantoan (2008). The thematic of school management and democratical was based on Luck’s (2006), Michaels’ (2006) and Amorim’s references. This research is all about the qualitative approach, types of studies of cases which were used as a generator of data instruments, observations registered in a camp journal, documental analysis, and semi-structured interviews directed with the main group team of the researched school (principal, vice-principal, pedagogical and educational management). The research pointed out the necessity of training course working in an inclusive education in a bigger view showing the difference and also the human diversity. Another aspect to emphasize is the fact that the organization of an inclusive school can only be accomplished in a democratically perspective, counting on strategies that improve the participation, dialogue, and empowerment of the law subjects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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