Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StefanyMilhomemPetroceli_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de produção de alface adubado com composto orgânico fermentado tipo Bokashi
Autor(es): Petroceli, Stefany Milhomem
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Assunto: Alface - cultivo
Adubação orgânica
Data de publicação: 1-Abr-2025
Referência: PETROCELI, Stefany Milhomem. Análise do processo de produção de alface adubado com composto orgânico fermentado tipo Bokashi. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: A alface é a hortaliça mais importante em questões econômicas e a mais cultivada pelo seu fácil manejo e custo baixo de produção. As condições climáticas possibilitam o cultivo da alface de verão o ano inteiro e permitem serem cultivadas sem o uso de defensivos agrícolas ou fertilizantes químicos. Com a evolução da agricultura e do surgimento de novas tecnologias, a demanda por produção de alimentos aumentou, com isso, o resultado é o impacto que o meio ambiente sofre. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a adubação orgânica com o composto farelado do tipo bokashi e o seu benefício quando aplicado sobre mudas de alface em campo aberto. O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Brasília no Laboratório de Práticas Agroecológicas. Foi feito 1 plantio em 1 bloco com 6 parcelas subdivididas, para 5 tipos de adubos orgânicos e 1 testemunha. Informações e materiais sobre a eficiência do composto orgânico farelado bokashi ainda são escassas, contudo foi observado que ao final do experimento o bokashi foi o único que continuou com resultados melhores e seu aproveitamento como adubo orgânico se torna mais atrativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.