Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VitorAugustoFoncesca_VitorGabrielLima_tcc.pdf429,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos dos exercícios físicos no controle da pressão arterial em idosos : uma revisão narrativa
Autor(es): Fonseca, Vitor Augusto Carvalho de
Lima, Vitor Gabriel Pereira
Orientador(es): Pulcinelli, Adauto João
Assunto: Pressão arterial
Hipertensão arterial
Hipertensão em idosos
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 1-Abr-2025
Referência: FONSECA, Vitor Augusto Carvalho de; LIMA, Vitor Gabriel Pereira. Efeitos dos exercícios físicos no controle da pressão arterial em idosos: uma revisão narrativa. 2025. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A hipertensão arterial (HA) é uma elevação crônica da pressão arterial sistólica (PAS) e/ou da pressão arterial diastólica (PAD) sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente em idosos. As suas causas são relacionadas à fatores genéticos, comportamentais e ambientais que provocam alterações fisiológicas como aumento da rigidez arterial e disfunção endotelial. O exercício físico tem sido estudado como uma estratégia não farmacológicas na prevenção e controle da HA em idosos. Entre os exercícios físicos recomendados, destacam se os exercícios aeróbios, resistidos (de força) e os exercícios intervalados de alta intensidade, conhecidos por HIIT. A escolha do exercício mais adequado ainda é motivo de debate na literatura. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identifica, através de uma revisão de bibliografia, as principais vantagens dos exercíciosfísicos aeróbios, resistidos (de força) e HIIT (High-Intensity Interval Training), no controle da PA em idosos. Os exercícios aeróbios demonstram ser eficazes quando realizados de maneira regular, porém, seus benefícios tendem a desaparecer caso a prática seja interrompida. Nos exercícios resistidos a frequência mínima deve ser de duas vezes por semana, os programas devem progredir de intensidade leve para moderada, com a PA sendo monitorada tanto em repouso quanto durante o esforço. Este tipo de exercícios além de reduzir a PA, melhora a força muscular promovendo ganhos funcionais. Os exercícios de alta intensidade (HIIT) resultam em benefícios semelhantes ou até superiores aos exercícios contínuos de intensidade moderada, destacando-se pela redução do tempo para alcançar resultados significativos (cardiorrespiratórios, metabólicos e musculoesqueléticos). Conclui-se que cada modalidade de exercício físico apresenta suas vantagens específicas, porém, todas são adequadas e efetivas quando respeitadas as características clínicas individuais e os parâmetros da carga de treinamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.