Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JuliaMesquita_KarineWensing_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo do barorreflexo no ensino de fisiologia
Autor(es): Mesquita, Julia Magalhães
Wensing, Karine de Alencar
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Frequência cardíaca
Fisiologia humana
Pressão arterial
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 1-Abr-2025
Referência: MESQUITA, Julia Magalhães; WENSING, Karine de Alencar. Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo do barorreflexo no ensino de fisiologia. 2025. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O barorreflexo é um mecanismo essencial para a regulação autonômica da pressão arterial e da frequência cardíaca, sendo fundamental para a manutenção da homeostase hemodinâmica. Sua disfunção está associada a diversas condições clínicas, como hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias e doenças neurodegenerativas, destacando sua relevância para o estudo da fisiologia cardiovascular. No entanto, a complexidade da disciplina de fisiologia representa um desafio para os estudantes, afetando a assimilação do conteúdo e o desempenho acadêmico. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo de barorreflexo no ensino de fisiologia, o qual foi desenvolvido a partir de uma análise prática e a elaboração de uma base teórica a respeito do funcionamento do sistema nervoso autônomo, dos conceitos de “barorreflexo” e “barorreceptores” e apresentação da técnica de microneurografia. A proposta inclui a realização de dois experimentos práticos: um extraído da literatura e outro desenvolvido a partir deste estudo - o primeiro analisa registros fisiológicos de pressão arterial e atividade simpática em resposta à estimulação cardíaca, o segundo utiliza uma microneurografia para avaliar a resposta barorreflexa em um indivíduo com arritmia cardíaca. Além disso, são citadas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Os resultados esperados incluem uma melhoria na compreensão do barorreflexo, maior retenção do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades investigativas e analíticas essenciais para a atuação profissional na área da saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.