Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vianna, Lauro Casqueiro | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Julia Magalhães | - |
dc.contributor.author | Wensing, Karine de Alencar | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Julia Magalhães; WENSING, Karine de Alencar. Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo do barorreflexo no ensino de fisiologia. 2025. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O barorreflexo é um mecanismo essencial para a regulação autonômica da pressão
arterial e da frequência cardíaca, sendo fundamental para a manutenção da
homeostase hemodinâmica. Sua disfunção está associada a diversas condições
clínicas, como hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias e doenças
neurodegenerativas, destacando sua relevância para o estudo da fisiologia
cardiovascular. No entanto, a complexidade da disciplina de fisiologia representa um
desafio para os estudantes, afetando a assimilação do conteúdo e o desempenho
acadêmico. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é apresentar uma
proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo de barorreflexo no ensino
de fisiologia, o qual foi desenvolvido a partir de uma análise prática e a elaboração
de uma base teórica a respeito do funcionamento do sistema nervoso autônomo,
dos conceitos de “barorreflexo” e “barorreceptores” e apresentação da técnica de
microneurografia. A proposta inclui a realização de dois experimentos práticos: um
extraído da literatura e outro desenvolvido a partir deste estudo - o primeiro analisa
registros fisiológicos de pressão arterial e atividade simpática em resposta à
estimulação cardíaca, o segundo utiliza uma microneurografia para avaliar a
resposta barorreflexa em um indivíduo com arritmia cardíaca. Além disso, são
citadas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e
a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Os resultados esperados incluem
uma melhoria na compreensão do barorreflexo, maior retenção do conteúdo e o
desenvolvimento de habilidades investigativas e analíticas essenciais para a atuação
profissional na área da saúde. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Frequência cardíaca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pressão arterial | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a compreensão do mecanismo do barorreflexo no ensino de fisiologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T12:11:02Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01T12:11:02Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41668 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|