Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VitoriaDeBritoTavares_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Migração, gênero e tráfico de pessoas: um estudo sobre a região de Darién
Autor(es): Tavares, Vitória de Brito
Orientador(es): Maso, Tchella Fernandes
Assunto: Migração
Tráfico de mulheres
Violência
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 31-Mar-2025
Referência: TAVARES, Vitória de Brito. Migração, gênero e tráfico de pessoas: um estudo sobre a região de Darién. 2025. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A região Darién é uma zona de selva, localizada na fronteira do Panamá com a Colômbia, com um alto fluxo de migrantes em direção aos Estados Unidos. Muitos dos migrantes que cruzam a região são pessoas fugindo da violência, do empobrecimento e da desigualdade em seu país de origem. Ao chegarem nas cidades de deslocamentos para a selva, migrantes são informados da necessidade de pagarem taxas para atravessar a selva. Aqueles sem recursos financeiros se tornam mais expostas ao tráfico de pessoas. Mulheres quando não traficadas, são exploradas sexualmente. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objeto analisar a interseção entre migração e gênero e sua relação com o tráfico de mulheres para fins exploração sexual na região de Darién. Como abordagem teórica, foi utilizado o feminismo latino-americano por oferecer conceitos chaves e permitir uma análise crítica da violência contra mulheres de Maria Lugones (2005), Maria Lagarde (2005) e Rita Segato (2016). A metodologia do trabalho consistiu na análise qualitativa do estudo de caso, por meio de análises de documentos oficiais, revisões bibliográficas, relatórios de organizações não governamentais e documentários disponíveis no Youtube.
Resumén: La región del Darién es una zona selvática, ubicada en la frontera de Panamá y Colombia, con un alto flujo de migrantes hacia Estados Unidos. Muchos de los migrantes que cruzan la región son personas que huyen de la violencia, el empobrecimiento y la desigualdad en su país de origen. Al llegar a las ciudades de desplazamiento a la selva, se informa a los migrantes de la necesidad de pagar tasas para cruzar la selva. Aquellos sin recursos económicos se vuelven más expuestos al tráfico de personas. Las mujeres cuando no son objeto de tráfico, son explotadas sexualmente. En este contexto, esta investigación tiene como objetivo analizar la intersección entre migración y género y su relación con el tráfico de mujeres con fines de explotación sexual en la región del Darién. Como enfoque teórico se utilizó el feminismo latinoamericano por ofrecer conceptos claves y permitir un análisis crítico de la violencia contra las mujeres de María Lugones (2005), María Lagarde (2005) y Rita Segato (2016). La metodología del trabajo consistió en el análisis cualitativo del estudio de caso, a través del análisis de documentos oficiales, revisiones bibliográficas, informes de organizaciones no gubernamentales y documentales disponibles en Youtube.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.