Título: | Acessibilidade para surdos nas redes sociais |
Autor(es): | Ferreira, Micaele Europeu |
Orientador(es): | Querido, Alessandra Matias |
Assunto: | Acessibilidade Acessibilidade digital Surdos |
Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
Data de publicação: | 31-Mar-2025 |
Referência: | FERREIRA, Micaele Europeu. Acessibilidade para surdos nas redes sociais. 2025. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de bacharel em
Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, tem como
objetivo analisar a acessibilidade para pessoas surdas nas redes sociais, com foco nas
plataformas YouTube, Facebook e Instagram. A pesquisa aborda as ferramentas e diretrizes
nacionais e internacionais que orientam a acessibilidade nesses ambientes digitais. O estudo
está estruturado em tópicos que discutem aspectos históricos e legais da acessibilidade, além
de apresentar tecnologias assistivas e padrões de acessibilidade web. Para a análise, foram
aplicados questionários a alunos surdos da UnB e utilizada a ferramenta ASES para avaliar as
políticas e ferramentas de acessibilidade das plataformas. Ao final, este trabalho propõe
recomendações que visam contribuir para a melhoria da acessibilidade digital e a promoção
da inclusão social de pessoas surdas. |
Abstract: | This Undergraduate Thesis, presented for the attainment of a Bachelor's degree in Applied
Foreign Languages to Multilingualism and the Information Society, aims to analyze
accessibility for deaf individuals on social media, focusing on the platforms YouTube,
Facebook, and Instagram. The research addresses national and international tools and
guidelines that guide accessibility in these digital environments. The study is structured into
chapters that discuss historical and legal aspects of accessibility, as well as presenting
assistive technologies and web accessibility standards. For the analysis, questionnaires were
administered to deaf students from UnB, and the ASES tool was used to evaluate the
accessibility policies and tools of the platforms. In conclusion, this work proposes
recommendations aimed at contributing to the improvement of digital accessibility and the
promotion of social inclusion for deaf people. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2025. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
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