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Título: Acessibilidade para surdos nas redes sociais
Autor(es): Ferreira, Micaele Europeu
Orientador(es): Querido, Alessandra Matias
Assunto: Acessibilidade
Acessibilidade digital
Surdos
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 31-Mar-2025
Referência: FERREIRA, Micaele Europeu. Acessibilidade para surdos nas redes sociais. 2025. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, tem como objetivo analisar a acessibilidade para pessoas surdas nas redes sociais, com foco nas plataformas YouTube, Facebook e Instagram. A pesquisa aborda as ferramentas e diretrizes nacionais e internacionais que orientam a acessibilidade nesses ambientes digitais. O estudo está estruturado em tópicos que discutem aspectos históricos e legais da acessibilidade, além de apresentar tecnologias assistivas e padrões de acessibilidade web. Para a análise, foram aplicados questionários a alunos surdos da UnB e utilizada a ferramenta ASES para avaliar as políticas e ferramentas de acessibilidade das plataformas. Ao final, este trabalho propõe recomendações que visam contribuir para a melhoria da acessibilidade digital e a promoção da inclusão social de pessoas surdas.
Abstract: This Undergraduate Thesis, presented for the attainment of a Bachelor's degree in Applied Foreign Languages to Multilingualism and the Information Society, aims to analyze accessibility for deaf individuals on social media, focusing on the platforms YouTube, Facebook, and Instagram. The research addresses national and international tools and guidelines that guide accessibility in these digital environments. The study is structured into chapters that discuss historical and legal aspects of accessibility, as well as presenting assistive technologies and web accessibility standards. For the analysis, questionnaires were administered to deaf students from UnB, and the ASES tool was used to evaluate the accessibility policies and tools of the platforms. In conclusion, this work proposes recommendations aimed at contributing to the improvement of digital accessibility and the promotion of social inclusion for deaf people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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