| Título: | Acessibilidade para surdos nas redes sociais | 
| Autor(es): | Ferreira, Micaele Europeu | 
| Orientador(es): | Querido, Alessandra Matias | 
| Assunto: | Acessibilidade Acessibilidade digital
 Surdos
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| Data de apresentação: | 20-Fev-2025 | 
| Data de publicação: | 31-Mar-2025 | 
| Referência: | FERREIRA, Micaele Europeu. Acessibilidade para surdos nas redes sociais. 2025. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | 
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de bacharel em 
Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, tem como 
objetivo analisar a acessibilidade para pessoas surdas nas redes sociais, com foco nas 
plataformas YouTube, Facebook e Instagram. A pesquisa aborda as ferramentas e diretrizes 
nacionais e internacionais que orientam a acessibilidade nesses ambientes digitais. O estudo 
está estruturado em tópicos que discutem aspectos históricos e legais da acessibilidade, além 
de apresentar tecnologias assistivas e padrões de acessibilidade web. Para a análise, foram 
aplicados questionários a alunos surdos da UnB e utilizada a ferramenta ASES para avaliar as 
políticas e ferramentas de acessibilidade das plataformas. Ao final, este trabalho propõe 
recomendações que visam contribuir para a melhoria da acessibilidade digital e a promoção 
da inclusão social de pessoas surdas. | 
| Abstract: | This Undergraduate Thesis, presented for the attainment of a Bachelor's degree in Applied 
Foreign Languages to Multilingualism and the Information Society, aims to analyze 
accessibility for deaf individuals on social media, focusing on the platforms YouTube, 
Facebook, and Instagram. The research addresses national and international tools and 
guidelines that guide accessibility in these digital environments. The study is structured into 
chapters that discuss historical and legal aspects of accessibility, as well as presenting 
assistive technologies and web accessibility standards. For the analysis, questionnaires were 
administered to deaf students from UnB, and the ASES tool was used to evaluate the 
accessibility policies and tools of the platforms. In conclusion, this work proposes 
recommendations aimed at contributing to the improvement of digital accessibility and the 
promotion of social inclusion for deaf people. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2025. | 
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| Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas 
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