| Título: | Acessibilidade nos jogos eletrônicos: análise da acessibilidade auditiva presente no jogo Dead Cells | 
| Autor(es): | Garcia, Jefferson Pereira | 
| Orientador(es): | Teixeira, Charles Rocha | 
| Assunto: | Jogos eletrônicos Jogos eletrônicos - acessibilidade
 Acessibilidade
 Acessibilidade linguística
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| Data de apresentação: | 12-Set-2024 | 
| Data de publicação: | 31-Mar-2025 | 
| Referência: | GARCIA, Jefferson Pereira. Acessibilidade nos jogos eletrônicos: análise da acessibilidade auditiva presente no jogo Dead Cells. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | 
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as opções de acessibilidade
apresentadas no jogo Dead Cells, apresentando os tipos de acessibilidade
existentes em Jogos Eletrônicos, concentrando-se na acessibilidade auditiva. 
Foram analisadas diretrizes usadas para o desenvolvimento de jogos eletrônicos
disponíveis no guia A Practical Guide to Game Acessibility, feito pela equipe da 
Able Gamers Foundation. Este guia foi a principal fonte de análise dos recursos 
presentes no jogo. Também foi feita uma consulta a um jogador com deficiência 
auditiva sobre como estão implementadas estas configurações, se estão 
presentes de forma satisfatória. Disponibilizamos o jogo para esse jogador poder 
testá-lo e foi entregue um questionário feito via Microsoft Forms para ele poder 
fornecer sua opinião. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambos os 
grupos de jogadores, incluindo aqueles sem deficiências e os jogadores com 
deficiência auditiva. No entanto, embora os resultados sejam promissores, 
identificaram-se aspectos que podem ser aprimorados. | 
| Abstract: | This study aims to analyze the accessibility options in the game Dead Cells, 
focusing on hearing accessibility while presenting various types of accessibility in 
electronic games. The guidelines for developing accessible games, as outlined 
in "A Practical Guide to Game Accessibility," written by the Able Gamers 
Foundation team, were analyzed and used as the primary reference for 
evaluating the game's features. In addition to this guide, a hearing-impaired 
player was consulted to assess how these accessibility configurations were 
implemented and whether they are satisfactorily present in the game. The game 
was made available for the player to test, and a questionnaire was provided via 
Microsoft Forms for them to share their opinions. The results obtained were 
satisfactory for both groups of players, including those without disabilities and 
those with hearing impairments. However, while the results are promising, certain 
aspects that could be improved were identified. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2024. | 
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| Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas 
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