Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JeffersonPereiraGarcia_tcc.pdf942,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Charles Rocha-
dc.contributor.authorGarcia, Jefferson Pereira-
dc.identifier.citationGARCIA, Jefferson Pereira. Acessibilidade nos jogos eletrônicos: análise da acessibilidade auditiva presente no jogo Dead Cells. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as opções de acessibilidade apresentadas no jogo Dead Cells, apresentando os tipos de acessibilidade existentes em Jogos Eletrônicos, concentrando-se na acessibilidade auditiva. Foram analisadas diretrizes usadas para o desenvolvimento de jogos eletrônicos disponíveis no guia A Practical Guide to Game Acessibility, feito pela equipe da Able Gamers Foundation. Este guia foi a principal fonte de análise dos recursos presentes no jogo. Também foi feita uma consulta a um jogador com deficiência auditiva sobre como estão implementadas estas configurações, se estão presentes de forma satisfatória. Disponibilizamos o jogo para esse jogador poder testá-lo e foi entregue um questionário feito via Microsoft Forms para ele poder fornecer sua opinião. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambos os grupos de jogadores, incluindo aqueles sem deficiências e os jogadores com deficiência auditiva. No entanto, embora os resultados sejam promissores, identificaram-se aspectos que podem ser aprimorados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicos - acessibilidadept_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade linguísticapt_BR
dc.titleAcessibilidade nos jogos eletrônicos: análise da acessibilidade auditiva presente no jogo Dead Cellspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T20:38:30Z-
dc.date.available2025-03-31T20:38:30Z-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41649-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the accessibility options in the game Dead Cells, focusing on hearing accessibility while presenting various types of accessibility in electronic games. The guidelines for developing accessible games, as outlined in "A Practical Guide to Game Accessibility," written by the Able Gamers Foundation team, were analyzed and used as the primary reference for evaluating the game's features. In addition to this guide, a hearing-impaired player was consulted to assess how these accessibility configurations were implemented and whether they are satisfactorily present in the game. The game was made available for the player to test, and a questionnaire was provided via Microsoft Forms for them to share their opinions. The results obtained were satisfactory for both groups of players, including those without disabilities and those with hearing impairments. However, while the results are promising, certain aspects that could be improved were identified.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.