| Título: | Educação do campo no Distrito Federal : um estudo de caso na  Escola Classe Ipê situada no Riacho Fundo – DF | 
| Autor(es): | Ramos Neto, João Baptista de Souza | 
| Orientador(es): | Santos, Clarice Aparecida dos | 
| Assunto: | Escola rural Educação do campo
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| Data de apresentação: | 2023 | 
| Data de publicação: | 28-Mar-2025 | 
| Referência: | RAMOS NETO, João Baptista de Souza. Educação do campo no Distrito Federal: um estudo de caso na  Escola Classe Ipê situada no Riacho Fundo – DF. 2023. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | 
| Resumo: | As políticas públicas educacionais brasileiras voltadas para educação no campo têm 
apresentado grande evolução no decorrer dos últimos anos. Apesar dos avanços, a 
realidade das escolas campesinas ainda revela grandes desafios, com demandas 
pedagógicas, logísticas e infraestruturas. Em vista disso o objetivo deste trabalho é 
analisar o cenário da educação do campo por meio de um estudo realizado na Escola 
Classe Ipê, situada na Região Administrativa Riacho Fundo – Distrito Federal. O 
objetivo foi identificar as dificuldades enfrentadas por seus professores e alunos, 
levando-se em consideração a observância de alguns aspectos principais: o projeto 
político pedagógico implementado na instituição, o Inventário da Realidade, o 
processo de ensino-aprendizagem, a formação dos docentes e a ligação da prática 
pedagógica com a vida do campo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo de 
caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de entrevista de grupo focal com 
professores da escola e por meio de questionário. Percebeu-se uma similaridade das 
respostas dos docentes, sobre a caracterização da escola, bem como realidade da 
escola do campo de maneira geral. | 
| Abstract: | Brazilian educational public policies aimed at education in the countryside have shown 
great evolution over the last few years. Despite advances, the reality of rural schools 
still reveals great challenges, with pedagogical, logistical and infrastructural demands. 
Thus, the objective of this work was to analyze the field education scenario through a 
study carried out at the Ipê School, located in the Riacho Fundo - Distrito Federal. The 
objective was to identify the difficulties faced by its teachers and students, taking into 
account the observance of some main aspects: the political pedagogical project 
implemented in the institution, the teaching-learning process, the infrastructure of the 
school environment and teacher training. This is a case study, qualitative with an 
descriptive character. Data were collected from interviews, focal group and 
questionnaires with school's teachers.
There was a similarity in the answers between the two teachers, about the 
characterization of the school, as well as the reality of the rural school in general. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | 
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| Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização 
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