Título: | Educação do campo no Distrito Federal : um estudo de caso na Escola Classe Ipê situada no Riacho Fundo – DF |
Autor(es): | Ramos Neto, João Baptista de Souza |
Orientador(es): | Santos, Clarice Aparecida dos |
Assunto: | Escola rural Educação do campo |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 28-Mar-2025 |
Referência: | RAMOS NETO, João Baptista de Souza. Educação do campo no Distrito Federal: um estudo de caso na Escola Classe Ipê situada no Riacho Fundo – DF. 2023. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | As políticas públicas educacionais brasileiras voltadas para educação no campo têm
apresentado grande evolução no decorrer dos últimos anos. Apesar dos avanços, a
realidade das escolas campesinas ainda revela grandes desafios, com demandas
pedagógicas, logísticas e infraestruturas. Em vista disso o objetivo deste trabalho é
analisar o cenário da educação do campo por meio de um estudo realizado na Escola
Classe Ipê, situada na Região Administrativa Riacho Fundo – Distrito Federal. O
objetivo foi identificar as dificuldades enfrentadas por seus professores e alunos,
levando-se em consideração a observância de alguns aspectos principais: o projeto
político pedagógico implementado na instituição, o Inventário da Realidade, o
processo de ensino-aprendizagem, a formação dos docentes e a ligação da prática
pedagógica com a vida do campo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo de
caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de entrevista de grupo focal com
professores da escola e por meio de questionário. Percebeu-se uma similaridade das
respostas dos docentes, sobre a caracterização da escola, bem como realidade da
escola do campo de maneira geral. |
Abstract: | Brazilian educational public policies aimed at education in the countryside have shown
great evolution over the last few years. Despite advances, the reality of rural schools
still reveals great challenges, with pedagogical, logistical and infrastructural demands.
Thus, the objective of this work was to analyze the field education scenario through a
study carried out at the Ipê School, located in the Riacho Fundo - Distrito Federal. The
objective was to identify the difficulties faced by its teachers and students, taking into
account the observance of some main aspects: the political pedagogical project
implemented in the institution, the teaching-learning process, the infrastructure of the
school environment and teacher training. This is a case study, qualitative with an
descriptive character. Data were collected from interviews, focal group and
questionnaires with school's teachers.
There was a similarity in the answers between the two teachers, about the
characterization of the school, as well as the reality of the rural school in general. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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