Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/41619
    
    
| Título: | Ensino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPEC | 
| Autor(es): | Silva, Ana Luiza Alves da | 
| Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes | 
| Assunto: | Ciências - estudo e ensino Ciências - estudo e ensino - história
 | 
| Data de apresentação: | 21-Ago-2024 | 
| Data de publicação: | 25-Mar-2025 | 
| Referência: | SILVA, Ana Luiza Alves da. Ensino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPEC. 2024. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. | 
| Resumo: | A educação reflete o contexto social, político e cultural em que está inserida, 
adaptando-se às necessidades e interesses sociais. No Brasil, o ensino de Ciências 
passou por mudanças evolução ao longo do tempo. A história do ensino de Ciências 
ilustra como as abordagens pedagógicas foram ajustadas para atender a contextos 
mutáveis. Este estudo analisou a história do ensino de Ciências nas atas do Encontro 
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2021 e 2023. A 
metodologia foi qualitativa e foi realizada uma análise bibliográfica dos trabalhos 
publicados no ENPEC. A análise dos dados foi com base na Análise Textual 
Discursiva e foram identificadas quatro categoria 1- Recurso Didático. 2- Diversidade 
e educação em Ciências, 3- História da Ciências e natureza das Ciências e 4-
Percepção dos discentes. Foi observado a que a história das Ciências para o ensino 
de Ciências pode valorizar a interdisciplinaridade, resgatar a história das interações 
entre ciência, tecnologia e sociedade, e promover uma educação científica crítica, 
pontos que são fundamentais para formar estudantes e professores mais conscientes 
e alinhados com a realidade científica e social. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | 
| Aparece na Coleção: | Ciências Naturais 
 | 
    
    
    Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.