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Título: Ensino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPEC
Autor(es): Silva, Ana Luiza Alves da
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino - história
Data de apresentação: 21-Ago-2024
Data de publicação: 25-Mar-2025
Referência: SILVA, Ana Luiza Alves da. Ensino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPEC. 2024. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: A educação reflete o contexto social, político e cultural em que está inserida, adaptando-se às necessidades e interesses sociais. No Brasil, o ensino de Ciências passou por mudanças evolução ao longo do tempo. A história do ensino de Ciências ilustra como as abordagens pedagógicas foram ajustadas para atender a contextos mutáveis. Este estudo analisou a história do ensino de Ciências nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2021 e 2023. A metodologia foi qualitativa e foi realizada uma análise bibliográfica dos trabalhos publicados no ENPEC. A análise dos dados foi com base na Análise Textual Discursiva e foram identificadas quatro categoria 1- Recurso Didático. 2- Diversidade e educação em Ciências, 3- História da Ciências e natureza das Ciências e 4- Percepção dos discentes. Foi observado a que a história das Ciências para o ensino de Ciências pode valorizar a interdisciplinaridade, resgatar a história das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, e promover uma educação científica crítica, pontos que são fundamentais para formar estudantes e professores mais conscientes e alinhados com a realidade científica e social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
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