Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaLuizaAlvesDaSilva_tcc.pdf239,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Alves da-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Alves da. Ensino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPEC. 2024. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA educação reflete o contexto social, político e cultural em que está inserida, adaptando-se às necessidades e interesses sociais. No Brasil, o ensino de Ciências passou por mudanças evolução ao longo do tempo. A história do ensino de Ciências ilustra como as abordagens pedagógicas foram ajustadas para atender a contextos mutáveis. Este estudo analisou a história do ensino de Ciências nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2021 e 2023. A metodologia foi qualitativa e foi realizada uma análise bibliográfica dos trabalhos publicados no ENPEC. A análise dos dados foi com base na Análise Textual Discursiva e foram identificadas quatro categoria 1- Recurso Didático. 2- Diversidade e educação em Ciências, 3- História da Ciências e natureza das Ciências e 4- Percepção dos discentes. Foi observado a que a história das Ciências para o ensino de Ciências pode valorizar a interdisciplinaridade, resgatar a história das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, e promover uma educação científica crítica, pontos que são fundamentais para formar estudantes e professores mais conscientes e alinhados com a realidade científica e social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensino - históriapt_BR
dc.titleEnsino de ciências no Brasil: uma análise da história das ciências nas atas do ENPECpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T18:22:30Z-
dc.date.available2025-03-25T18:22:30Z-
dc.date.submitted2024-08-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41619-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.