Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4156
Título: | Mediação do livro didático em discussões sociocientíficas : análise de interações discursivas em um estudo de caso |
Autor(es): | Melo, Mayara Soares de |
Orientador(es): | Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
Assunto: | Livros didáticos Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 30-Nov-2012 |
Referência: | MELO, Mayara Soares de. Mediação do livro didático em discussões sociocientíficas: análise de interações discursivas em um estudo de caso. 2012. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A abordagem de questões sociocientíficas tem sido amplamente recomendada para o processo de Letramento Científico que tem como objetivo principal o ensino de Ciências para formação da cidadania. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar as interações discursivas ocorridas durante a discussão em sala de aula a partir da leitura de textos de temas sociocientíficos com questões para debate presentes no livro didático “Química e Sociedade”. Foi analisado o vídeo de uma aula de Química para o Segundo Ano do Ensino Médio filmada em 2008. O trecho de aula em que ocorreu o debate foi editado e categorizado utilizando o software Nvivo®. A análise realizada visou identificar as contribuições do livro didático nas discussões de aspectos sociocientíficos e as estratégias adotadas pelo professor para conduzir o debate. Foi observado que o livro didático favoreceu as interações discursivas na sala de aula e que o professor analisado possui uma prática discursiva que favorece o engajamento e a participação dos estudantes. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons