Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MayaraSoaresdeMelo.pdf884,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.authorMelo, Mayara Soares de-
dc.identifier.citationMELO, Mayara Soares de. Mediação do livro didático em discussões sociocientíficas: análise de interações discursivas em um estudo de caso. 2012. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.en
dc.description.abstractA abordagem de questões sociocientíficas tem sido amplamente recomendada para o processo de Letramento Científico que tem como objetivo principal o ensino de Ciências para formação da cidadania. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar as interações discursivas ocorridas durante a discussão em sala de aula a partir da leitura de textos de temas sociocientíficos com questões para debate presentes no livro didático “Química e Sociedade”. Foi analisado o vídeo de uma aula de Química para o Segundo Ano do Ensino Médio filmada em 2008. O trecho de aula em que ocorreu o debate foi editado e categorizado utilizando o software Nvivo®. A análise realizada visou identificar as contribuições do livro didático nas discussões de aspectos sociocientíficos e as estratégias adotadas pelo professor para conduzir o debate. Foi observado que o livro didático favoreceu as interações discursivas na sala de aula e que o professor analisado possui uma prática discursiva que favorece o engajamento e a participação dos estudantes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.titleMediação do livro didático em discussões sociocientíficas : análise de interações discursivas em um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-30T12:52:45Z-
dc.date.available2012-11-30T12:52:45Z-
dc.date.issued2012-11-30T12:52:45Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4156-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons