Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_CarlaCristinaDaSilvaPrado_tcc.pdf651,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O abuso e a exploração sexual infantil no Brasil : cenários da violência sexual contra crianças e adolescentes no arquipélago de Marajó e as perspectivas de proteção de direitos
Autor(es): Prado, Carla Cristina da Silva
Orientador(es): Fonseca, Lívia Gimenes Dias da
Assunto: Crianças e adolescentes
Exploração sexual infantil
Abuso sexual
Direitos das crianças
Data de apresentação: 11-Fev-2025
Data de publicação: 13-Mar-2025
Referência: PRADO, Carla Cristina da Silva. O abuso e a exploração sexual infantil no Brasil: cenários da violência sexual contra crianças e adolescentes no arquipélago de Marajó e as perspectivas de proteção de direitos. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender melhor como Marajó se tornou alvo de tantas fake news e qual é a real situação que a Ilha se encontra em relação ao abuso e exploração sexual infantil. No desenvolvimento da metodologia desta pesquisa, foram utilizados autores que abordam acerca das causas que trouxeram Marajó á estes cenários, dando preferência a artigos e teses trabalhadas por escritores que residem e pesquisam próximos a região, pois isso trouxe uma visão mais próximo do arquipélago. Além disso, nesta pesquisa de caráter exploratório foram utilizados tratados, leis e a Constituição Federal para entendermos o papel do Estado nesse problema social que aflige todo o Brasil. Conclui-se que os jovens da Ilha, assim como em todo o restante do país, passam por um ambiente com tendências a exploração, e que as atuações do governo precisam continuar firmes na busca de elevar a qualidade e seguridade dos direitos das crianças e dos adolescentes, conquistados com muito esforço.
Abstract: The present work aims to better understand how Marajó became the target of so much fake news and what is the real situation that the Island finds itself in relation to child sexual abuse and exploitation. In developing the methodology for this research, authors were used who address the causes that brought Marajó to this reality, giving preference to articles and theses worked by writers who reside and research close to the region, as this brought a closer view of the archipelago. Beyond this, in this exploratory research, treaties, laws and the Federal Constitution were used to understand the role of the State in this social problem that afflicts all of Brazil. It is concluded that young people on the Island, as well as throughout the rest of the country, go through a difficult environment prone to exploitation, and that the government’s actions need to remain firm in the search to increase the quality and security of children’s and teenagers rights, achieved with a lot of effort.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.