Título: | Acolher, experienciar e aprender : a escola como um espaço integral e inclusivo |
Autor(es): | Souto, Ágatha Maria Formiga de |
Orientador(es): | Sales, Gustavo Luna |
Assunto: | Arquitetura - projetos e plantas Escolas |
Data de apresentação: | 28-Set-2022 |
Data de publicação: | 20-Fev-2025 |
Referência: | SOUTO, Ágatha Maria Formiga de. Acolher, experienciar e aprender: a escola como um espaço integral e inclusivo. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente projeto apresenta o planejamento para a elaboração de uma proposta de escola
inclusiva, na qual o espaço e os elementos que dela fizerem parte possibilitem a exploração
pedagógica e emocional de forma irrestrita, por crianças com idades entre 06 e 10 anos, do 1º ao 5º
ano do Ensino Fundamental I. A necessidade de elaboração de uma proposta como essa fica
evidente, no presente texto, quando ele expõe algumas características do sistema educacional
brasileiro que revelam traços de uma prática pedagógica tradicional e excludente que persistem e
atravessam a História da educação. Nessa perspectiva, os espaços que são utilizados
cotidianamente para o desenvolvimentos das dinâmicas de aprendizagem corroboram com a
exclusão na medida em que foram e ainda são projetados para atender a um perfil educacional
técnico conteudista, no qual o conhecimento era e ainda é, por vezes, construído e repassado
numa relação hierárquica e dualista entre a figura do professor e do aluno. O presente texto
demonstra ainda que este tipo de entendimento quanto a dinâmica de aprendizagem produziu a
necessidade também de separação dos espaços pedagógicos utilizados para o atendimento de
públicos diferentes, com suas características físicas e psicológicas diversas.
No entanto, mudanças na concepção quanto a melhor forma de gerar aprendizado, bem como
quanto a importância da relação entre os diferentes perfis para o desenvolvimento da maturidade
emocional, física e intelectual demandam, atualmente, uma alteração também na disposição
espacial dos locais utilizados especificamente para os propósitos educacionais. A partir disso a
proposta presume que os novos espaços educacionais devem caracterizar-se pela priorização da
ludicidade e da inclusão da diversidade, primando pelo acolhimento, incluindo as diversas
deficiências, possibilitando a interação/colaboração entre elas, independente de suas
características. Deve ainda promover a comunicação, a experiência-espaço, o desenvolvimento
cognitivo e a autonomia. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Arquitetura e Urbanismo
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