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dc.contributor.advisorSales, Gustavo Luna-
dc.contributor.authorSouto, Ágatha Maria Formiga de-
dc.identifier.citationSOUTO, Ágatha Maria Formiga de. Acolher, experienciar e aprender: a escola como um espaço integral e inclusivo. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto apresenta o planejamento para a elaboração de uma proposta de escola inclusiva, na qual o espaço e os elementos que dela fizerem parte possibilitem a exploração pedagógica e emocional de forma irrestrita, por crianças com idades entre 06 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A necessidade de elaboração de uma proposta como essa fica evidente, no presente texto, quando ele expõe algumas características do sistema educacional brasileiro que revelam traços de uma prática pedagógica tradicional e excludente que persistem e atravessam a História da educação. Nessa perspectiva, os espaços que são utilizados cotidianamente para o desenvolvimentos das dinâmicas de aprendizagem corroboram com a exclusão na medida em que foram e ainda são projetados para atender a um perfil educacional técnico conteudista, no qual o conhecimento era e ainda é, por vezes, construído e repassado numa relação hierárquica e dualista entre a figura do professor e do aluno. O presente texto demonstra ainda que este tipo de entendimento quanto a dinâmica de aprendizagem produziu a necessidade também de separação dos espaços pedagógicos utilizados para o atendimento de públicos diferentes, com suas características físicas e psicológicas diversas. No entanto, mudanças na concepção quanto a melhor forma de gerar aprendizado, bem como quanto a importância da relação entre os diferentes perfis para o desenvolvimento da maturidade emocional, física e intelectual demandam, atualmente, uma alteração também na disposição espacial dos locais utilizados especificamente para os propósitos educacionais. A partir disso a proposta presume que os novos espaços educacionais devem caracterizar-se pela priorização da ludicidade e da inclusão da diversidade, primando pelo acolhimento, incluindo as diversas deficiências, possibilitando a interação/colaboração entre elas, independente de suas características. Deve ainda promover a comunicação, a experiência-espaço, o desenvolvimento cognitivo e a autonomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArquitetura - projetos e plantaspt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.titleAcolher, experienciar e aprender : a escola como um espaço integral e inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T12:10:29Z-
dc.date.available2025-02-20T12:10:29Z-
dc.date.submitted2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41434-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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