Título: | Desenvolvimento de cockpit para simulador de dinâmica veicular com integração da central eletrônica de controle de estabilidade |
Autor(es): | Dias, Bernardo Lacerda Nascimento, Victor Hugo |
Orientador(es): | Silva, Rafael Rodrigues da |
Coorientador(es): | Pinto, André Murillo de Almeida |
Assunto: | Indústria automobilística Veículos Automóveis - projetos e construção Veículos automotores |
Data de apresentação: | 21-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Fev-2025 |
Referência: | DIAS, Bernardo Lacerda; NASCIMENTO, Victor Hugo. Desenvolvimento de cockpit para simulador de dinâmica veicular com integração da central eletrônica de controle de estabilidade. 2023. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Ao longo deste trabalho, foi desenvolvido um cockpit para simulador de dinâmica veicular
com a integração de uma central de controle de estabilidade. Inicialmente, mostramos que
o trabalho está alinhado com as diretrizes do programa Rota 2030, que visa impulsionar a
inovação e o desenvolvimento sustentável no setor automobilístico, assim como aproxima
a indústria do setor acadêmico. Discutimos a importância dos simuladores e das centrais
de controle de estabilidade na indústria automotiva, destacando seu papel fundamental
no aprimoramento de veículos e na garantia de uma condução segura. Foi explorado os
principais aspectos do modelo V para o desenvolvimento de software automotivo, desde
a análise de requisitos até os testes finais. Enfatizamos o uso de ferramentas tecnológicas
avançadas, como o VI-CarRealTime e o VI-DriveSim, que contribuem para a consistência
e eficiência do processo de engenharia. Apresentamos a instrumentação do cockpit, abor dando a aquisição de dados do carro por meio de sensores e de atuadores. Destacamos a
importância das comunicações CAN e UDP na integração dos sistemas de controle e na
simulação DIL. Também mencionamos a utilização de uma bomba de vácuo para fornecer
a pressão ideal do sistema de freio ao piloto. Ao longo do desenvolvimento do projeto,
obtivemos resultados satisfatórios, como os sinais adquiridos do pedal do acelerador, do
esterço do volante, do acionamento das trocas de marcha e do sinal de pressão do freio.
Esses resultados foram analisados e contribuíram para a validação e aprimoramento do
sistema desenvolvido. Em conclusão, o desenvolvimento desse cockpit, para simulador de
dinâmica veicular com a integração de uma central de controle de estabilidade, representa
um avanço significativo na área de engenharia automotiva. O trabalho realizado eviden cia a importância da integração de sistemas de controle e da utilização de tecnologias
avançadas para aprimorar a segurança e o desempenho dos veículos, e diminuir tempo e
custo no desenvolvimento. Os resultados obtidos confirmam a eficácia do projeto, abrindo
caminho para futuras pesquisas e aplicações na indústria automotiva. |
Abstract: | Throughout this paperwork, we have developed a cockpit for a vehicle dynamics simulator
with the integration of a stability control unit. Initially, we demonstrated that the project
is aligned with the guidelines of the Rota 2030 program, which aims to drive innovation
and sustainable development in the automotive sector while bridging the gap between
industry and academia. We discussed the significance of simulators and stability control
units in the automotive industry, emphasizing their crucial role in vehicle enhancement
and ensuring safe driving. We explored key aspects of the V-model for automotive software development, from requirements analysis to final testing, and emphasized the use of
advanced technological tools such as VI-CarRealTime and DriveSim, which enhance the
consistency and efficiency of the engineering process. We presented the instrumentation
of the cockpit, covering data acquisition from the vehicle through sensors and actuators.
We highlighted the importance of CAN and UDP communications in integrating control
systems and conducting DIL simulations. Additionally, we mentioned the use of a vacuum
pump to provide the ideal brake system pressure feedback to the driver. Throughout the
project development, we obtained satisfactory results, including the acquisition of signals
from the accelerator pedal, steering wheel, gear shifting, and brake pressure. These results were analyzed and contributed to the validation and improvement of the developed
system. In conclusion, the development of this cockpit for a vehicle dynamics simulator
with the integration of a stability control unit represents a significant advancement in the
field of automotive engineering. The work highlights the importance of integrating control
systems and utilizing advanced technologies to enhance vehicle safety, performance, and
cost-effectiveness in development. The obtained results confirm the effectiveness of the
project, paving the way for future research and applications in the automotive industry. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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