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Título: Desenvolvimento de cockpit para simulador de dinâmica veicular com integração da central eletrônica de controle de estabilidade
Autor(es): Dias, Bernardo Lacerda
Nascimento, Victor Hugo
Orientador(es): Silva, Rafael Rodrigues da
Coorientador(es): Pinto, André Murillo de Almeida
Assunto: Indústria automobilística
Veículos
Automóveis - projetos e construção
Veículos automotores
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 13-Fev-2025
Referência: DIAS, Bernardo Lacerda; NASCIMENTO, Victor Hugo. Desenvolvimento de cockpit para simulador de dinâmica veicular com integração da central eletrônica de controle de estabilidade. 2023. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Ao longo deste trabalho, foi desenvolvido um cockpit para simulador de dinâmica veicular com a integração de uma central de controle de estabilidade. Inicialmente, mostramos que o trabalho está alinhado com as diretrizes do programa Rota 2030, que visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor automobilístico, assim como aproxima a indústria do setor acadêmico. Discutimos a importância dos simuladores e das centrais de controle de estabilidade na indústria automotiva, destacando seu papel fundamental no aprimoramento de veículos e na garantia de uma condução segura. Foi explorado os principais aspectos do modelo V para o desenvolvimento de software automotivo, desde a análise de requisitos até os testes finais. Enfatizamos o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, como o VI-CarRealTime e o VI-DriveSim, que contribuem para a consistência e eficiência do processo de engenharia. Apresentamos a instrumentação do cockpit, abor dando a aquisição de dados do carro por meio de sensores e de atuadores. Destacamos a importância das comunicações CAN e UDP na integração dos sistemas de controle e na simulação DIL. Também mencionamos a utilização de uma bomba de vácuo para fornecer a pressão ideal do sistema de freio ao piloto. Ao longo do desenvolvimento do projeto, obtivemos resultados satisfatórios, como os sinais adquiridos do pedal do acelerador, do esterço do volante, do acionamento das trocas de marcha e do sinal de pressão do freio. Esses resultados foram analisados e contribuíram para a validação e aprimoramento do sistema desenvolvido. Em conclusão, o desenvolvimento desse cockpit, para simulador de dinâmica veicular com a integração de uma central de controle de estabilidade, representa um avanço significativo na área de engenharia automotiva. O trabalho realizado eviden cia a importância da integração de sistemas de controle e da utilização de tecnologias avançadas para aprimorar a segurança e o desempenho dos veículos, e diminuir tempo e custo no desenvolvimento. Os resultados obtidos confirmam a eficácia do projeto, abrindo caminho para futuras pesquisas e aplicações na indústria automotiva.
Abstract: Throughout this paperwork, we have developed a cockpit for a vehicle dynamics simulator with the integration of a stability control unit. Initially, we demonstrated that the project is aligned with the guidelines of the Rota 2030 program, which aims to drive innovation and sustainable development in the automotive sector while bridging the gap between industry and academia. We discussed the significance of simulators and stability control units in the automotive industry, emphasizing their crucial role in vehicle enhancement and ensuring safe driving. We explored key aspects of the V-model for automotive software development, from requirements analysis to final testing, and emphasized the use of advanced technological tools such as VI-CarRealTime and DriveSim, which enhance the consistency and efficiency of the engineering process. We presented the instrumentation of the cockpit, covering data acquisition from the vehicle through sensors and actuators. We highlighted the importance of CAN and UDP communications in integrating control systems and conducting DIL simulations. Additionally, we mentioned the use of a vacuum pump to provide the ideal brake system pressure feedback to the driver. Throughout the project development, we obtained satisfactory results, including the acquisition of signals from the accelerator pedal, steering wheel, gear shifting, and brake pressure. These results were analyzed and contributed to the validation and improvement of the developed system. In conclusion, the development of this cockpit for a vehicle dynamics simulator with the integration of a stability control unit represents a significant advancement in the field of automotive engineering. The work highlights the importance of integrating control systems and utilizing advanced technologies to enhance vehicle safety, performance, and cost-effectiveness in development. The obtained results confirm the effectiveness of the project, paving the way for future research and applications in the automotive industry.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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