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Título: Coincidência, inspiração ou plágio? um estudo comparado dos limites na legislação autoral quanto a utilização de ideias, temas ou obras musicais de terceiros sem prévia autorização
Autor(es): Monteiro, Daniel Resende
Orientador(es): Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese
Assunto: Direitos autorais
Direitos autorais - música
Plágio
Sociedade da informação
Data de apresentação: 6-Fev-2025
Data de publicação: 13-Fev-2025
Referência: MONTEIRO, Daniel Resende. Coincidência, inspiração ou plágio? um estudo comparado dos limites na legislação autoral quanto a utilização de ideias, temas ou obras musicais de terceiros sem prévia autorização. 2025. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo investiga os limites entre coincidência, inspiração, empréstimo e plágio na música, comparando as abordagens do Direito Autoral brasileiro e do sistema de Copyright norteamericano. No Brasil, a proteção se concentra no autor e sua criação de espírito, dada as suas bases fundamentadas pelo sistema do Droit d’Auteur francês, enquanto nos Estados Unidos o foco recai sobre a obra e seus impactos econômicos. A pesquisa analisa a importância da originalidade na diferenciação entre influência legítima e apropriação indevida, destacando que a criação musical ocorre dentro de um processo contínuo de absorção e transformação de valores culturais e técnicos. Foram examinados testes e critérios estruturados nos precedentes do sistema de Copyright para a identificação de plágio, ressaltando a objetividade das decisões judiciais norte-americanas, que valorizam a percepção do público consumidor e a semelhança substancial entre as obras, mas reconhecendo a relevante ausência do elemento volitivo - essencial para a configuração de plágio para a legislação brasileira. Diante da Sociedade da informação e de seu aparente paradoxo: equilibrar dos direitos fundamentais de acesso universal à informação com os direitos de propriedade intelectual e o exercício dos direitos autorais, o estudo conclui que a segurança jurídica na análise de plágio exige critérios objetivos, evitando o engessamento da produção artística sem comprometer a proteção dos autores e o livre fluxo de informações. Dessa forma, propõe-se uma abordagem equilibrada que reconheça coincidências inevitáveis, inspirações legítimas e a importância dos empréstimos musicais para a evolução da arte.
Abstract: This study investigates the boundaries between coincidence, inspiration, borrowing, and plagiarism in music, comparing the approaches of Brazilian Copyright Law and the U.S. Copyright System. In Brazil, influenced by the Droit’dAuteur French system, protection focuses on the author and their creative expression, while in the United States, the emphasis is placed on the work itself and its economic impact. The research analyzes the importance of originality in distinguishing legitimate influence from improper appropriation, emphasizing that musical creation occurs within a continuous process of cultural and technical absorption and transformation. The study examines tests and criteria established within the precedents of the U.S. Copyright system for identifying plagiarism, highlighting the objective nature of judicial decisions that consider public perception and substantial similarity between works. In contrast, Brazilian law incorporates the agent’s intent and the impact on the author’s personality into the analysis. In the Information Society era, we are challenged with its apperant paradox: balancing the fundamental rights of universal access to information with intellectual property rights and the exercise of copyright. The research concludes that legal certainty in plagiarism cases requires objective criteria, preventing excessive legal restrictions on artistic production while ensuring authors' rights are protected. Thus, it proposes a balanced approach that acknowledges unavoidable coincidences, legitimate inspirations, and the role of musical borrowing in artistic evolution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
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