Título: | Coincidência, inspiração ou plágio? um estudo comparado dos limites na legislação autoral quanto a utilização de ideias, temas ou obras musicais de terceiros sem prévia autorização |
Autor(es): | Monteiro, Daniel Resende |
Orientador(es): | Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese |
Assunto: | Direitos autorais Direitos autorais - música Plágio Sociedade da informação |
Data de apresentação: | 6-Fev-2025 |
Data de publicação: | 13-Fev-2025 |
Referência: | MONTEIRO, Daniel Resende. Coincidência, inspiração ou plágio? um estudo comparado dos limites na legislação autoral quanto a utilização de ideias, temas ou obras musicais de terceiros sem prévia autorização. 2025. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este estudo investiga os limites entre coincidência, inspiração, empréstimo e plágio na música,
comparando as abordagens do Direito Autoral brasileiro e do sistema de Copyright norteamericano. No Brasil, a proteção se concentra no autor e sua criação de espírito, dada as suas
bases fundamentadas pelo sistema do Droit d’Auteur francês, enquanto nos Estados Unidos o
foco recai sobre a obra e seus impactos econômicos. A pesquisa analisa a importância da
originalidade na diferenciação entre influência legítima e apropriação indevida, destacando que
a criação musical ocorre dentro de um processo contínuo de absorção e transformação de
valores culturais e técnicos. Foram examinados testes e critérios estruturados nos precedentes
do sistema de Copyright para a identificação de plágio, ressaltando a objetividade das decisões
judiciais norte-americanas, que valorizam a percepção do público consumidor e a semelhança
substancial entre as obras, mas reconhecendo a relevante ausência do elemento volitivo -
essencial para a configuração de plágio para a legislação brasileira. Diante da Sociedade da
informação e de seu aparente paradoxo: equilibrar dos direitos fundamentais de acesso universal
à informação com os direitos de propriedade intelectual e o exercício dos direitos autorais, o
estudo conclui que a segurança jurídica na análise de plágio exige critérios objetivos, evitando
o engessamento da produção artística sem comprometer a proteção dos autores e o livre fluxo
de informações. Dessa forma, propõe-se uma abordagem equilibrada que reconheça
coincidências inevitáveis, inspirações legítimas e a importância dos empréstimos musicais para
a evolução da arte. |
Abstract: | This study investigates the boundaries between coincidence, inspiration, borrowing, and
plagiarism in music, comparing the approaches of Brazilian Copyright Law and the U.S.
Copyright System. In Brazil, influenced by the Droit’dAuteur French system, protection
focuses on the author and their creative expression, while in the United States, the emphasis is
placed on the work itself and its economic impact. The research analyzes the importance of
originality in distinguishing legitimate influence from improper appropriation, emphasizing
that musical creation occurs within a continuous process of cultural and technical absorption
and transformation. The study examines tests and criteria established within the precedents of
the U.S. Copyright system for identifying plagiarism, highlighting the objective nature of
judicial decisions that consider public perception and substantial similarity between works. In
contrast, Brazilian law incorporates the agent’s intent and the impact on the author’s personality
into the analysis. In the Information Society era, we are challenged with its apperant paradox:
balancing the fundamental rights of universal access to information with intellectual property
rights and the exercise of copyright. The research concludes that legal certainty in plagiarism
cases requires objective criteria, preventing excessive legal restrictions on artistic production
while ensuring authors' rights are protected. Thus, it proposes a balanced approach that
acknowledges unavoidable coincidences, legitimate inspirations, and the role of musical
borrowing in artistic evolution. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025. |
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Aparece na Coleção: | Direito
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