Título: | Audiovisual e memórias: uma jornada através das gerações de mulheres rurais |
Autor(es): | Ramos, Cínthia Maria de Araújo |
Orientador(es): | Saraiva, Regina Coelly Fernandes |
Assunto: | Mulheres Mulheres do campo Audiovisual Memória |
Data de apresentação: | 28-Nov-2024 |
Data de publicação: | 12-Fev-2025 |
Referência: | RAMOS, Cínthia Maria de Araújo. Audiovisual e memórias: uma jornada através das gerações de mulheres rurais. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2024. |
Resumo: | Esta monografia investiga como o audiovisual pode preservar e compartilhar as memórias de
mulheres que residem no campo, explorando suas vivências e a luta contra o machismo
estrutural ao longo de gerações. A pesquisa foca nas memórias de três gerações de mulheres
da zona rural, Rajadinha II, no Distrito Federal, e analisa como o patriarcado e o machismo
afetam suas vivências e como se fazem presentes em suas memórias. O uso do vídeo popular
é proposto como uma ferramenta acessível e poderosa para registrar essas histórias, dando
visibilidade a essas mulheres e suas lutas. Além disso, também é destacada a importância da
educação do campo contextualizada, com o currículo adaptado às realidades rurais, e a
Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) como um modelo eficaz para a formação de
docentes comprometidos com a transformação social. A pesquisa utilizou entrevistas
semiestruturadas e análise qualitativa para entender a relevância dessas memórias e para
promover uma educação mais inclusiva e crítica. Na pesquisa realizada com as mulheres, é
possível observar a herança do machismo e do patriarcado ao longo das gerações e as
divergentes maneiras de lidar com essa situação social. Nas entrevistas, fica nítido a evolução
educacional, a evolução do empoderamento e a ânsia de modificar as próximas gerações, para
que estas não sofram tanto quanto as gerações anteriores. Por fim, também é possível
perceber como as educadoras valorizam a educação contextualizada nas escolas do campo e
como valorizam as suas vivências rurais. |
Abstract: | This monograph investigates how audiovisual media can preserve and share the memories of
women living in rural areas, exploring their experiences and their struggle against structural
machismo across generations. The research focuses on the memories of three generations of
women from the rural community of Rajadinha II, in the Federal District, analyzing how
patriarchy and machismo impact their lives and are present in their collective memories.
Popular video is proposed as an accessible and powerful tool to document these stories,
giving visibility to these women and their struggles. Additionally, the importance of
contextualized rural education is highlighted, with a curriculum adapted to rural realities, and
the Licentiate Degree in Rural Education (LEdoC) is presented as an effective model for
training teachers committed to social transformation. The research employed semi-structured
interviews and qualitative analysis to understand the significance of these memories and to
promote a more inclusive and critical education. The study reveals the inheritance of
machismo and patriarchy across generations and the different ways women have addressed
this social issue. The interviews clearly show the evolution of education, the growth of
empowerment, and the desire to change future generations so they may not endure the
hardships faced by previous ones. Finally, it also becomes evident how educators value
contextualized education in rural schools and appreciate their rural experiences. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.