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2024_CínthiaMariaDeAraújoRamos_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSaraiva, Regina Coelly Fernandes-
dc.contributor.authorRamos, Cínthia Maria de Araújo-
dc.identifier.citationRAMOS, Cínthia Maria de Araújo. Audiovisual e memórias: uma jornada através das gerações de mulheres rurais. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia investiga como o audiovisual pode preservar e compartilhar as memórias de mulheres que residem no campo, explorando suas vivências e a luta contra o machismo estrutural ao longo de gerações. A pesquisa foca nas memórias de três gerações de mulheres da zona rural, Rajadinha II, no Distrito Federal, e analisa como o patriarcado e o machismo afetam suas vivências e como se fazem presentes em suas memórias. O uso do vídeo popular é proposto como uma ferramenta acessível e poderosa para registrar essas histórias, dando visibilidade a essas mulheres e suas lutas. Além disso, também é destacada a importância da educação do campo contextualizada, com o currículo adaptado às realidades rurais, e a Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) como um modelo eficaz para a formação de docentes comprometidos com a transformação social. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas e análise qualitativa para entender a relevância dessas memórias e para promover uma educação mais inclusiva e crítica. Na pesquisa realizada com as mulheres, é possível observar a herança do machismo e do patriarcado ao longo das gerações e as divergentes maneiras de lidar com essa situação social. Nas entrevistas, fica nítido a evolução educacional, a evolução do empoderamento e a ânsia de modificar as próximas gerações, para que estas não sofram tanto quanto as gerações anteriores. Por fim, também é possível perceber como as educadoras valorizam a educação contextualizada nas escolas do campo e como valorizam as suas vivências rurais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordMulheres do campopt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.titleAudiovisual e memórias: uma jornada através das gerações de mulheres ruraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T20:56:54Z-
dc.date.available2025-02-12T20:56:54Z-
dc.date.submitted2024-11-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41378-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph investigates how audiovisual media can preserve and share the memories of women living in rural areas, exploring their experiences and their struggle against structural machismo across generations. The research focuses on the memories of three generations of women from the rural community of Rajadinha II, in the Federal District, analyzing how patriarchy and machismo impact their lives and are present in their collective memories. Popular video is proposed as an accessible and powerful tool to document these stories, giving visibility to these women and their struggles. Additionally, the importance of contextualized rural education is highlighted, with a curriculum adapted to rural realities, and the Licentiate Degree in Rural Education (LEdoC) is presented as an effective model for training teachers committed to social transformation. The research employed semi-structured interviews and qualitative analysis to understand the significance of these memories and to promote a more inclusive and critical education. The study reveals the inheritance of machismo and patriarchy across generations and the different ways women have addressed this social issue. The interviews clearly show the evolution of education, the growth of empowerment, and the desire to change future generations so they may not endure the hardships faced by previous ones. Finally, it also becomes evident how educators value contextualized education in rural schools and appreciate their rural experiences.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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