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dc.contributor.advisorGuerroué, Jean-Louis Le-
dc.contributor.authorTeles, Ana Maria Rodrigues-
dc.identifier.citationTELES, Ana Maria Rodrigues. Gestão da qualidade: proposta de plano de ação para corrigir não conformidades de um restaurante no Distrito Federal. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA segurança sanitária dos alimentos servidos em restaurantes é da responsabilidade dos proprietários. Os requisitos técnicos de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados para os Estabelecimentos Comerciais de Alimentos e para os Serviços de Alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, estão estabelecidas pela Resolução RDC n º 216/2004 da ANVISA. O presente relatório tem por objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos comercializados de um restaurante e propor um plano de ação para atender às exigências legais. Para realização do trabalho, primeiramente foi realizado um diagnóstico da empresa aplicando um check-list de todos requisitos exigidos pela legislação vigente. A partir dos resultados obtidos foi elaborado um plano de ação. Os resultados gerais alcançados dessa pesquisa revelaram pequenas falhas nas áreas de acesso à cozinha, nos vestiários, abastecimento de água, lixeiras, disponibilização do manual de Boas Práticas, Pops e capacitação dos funcionários. Falhas essas que podem ser corrigidas com a utilização correta dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), fazendo pequenos reparos nas edificações, adequando as instalações e também atualizando e capacitando os funcionários. O plano de ação elaborado representa uma solução viável, de baixo custo e eficaz para correção das não conformidades, reduzindo, assim, contaminação dos alimentos, da água e das áreas de manipulação, tornando as atividades mais fáceis e rápidas, ganhando qualidade nos produtos, segurança alimentar dos clientes, maior produtividade e competitividade no mercado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRestaurantes self-servicept_BR
dc.subject.keywordVigilância sanitáriapt_BR
dc.subject.keywordBoas práticas de fabricação de alimentospt_BR
dc.subject.keywordSegurança alimentarpt_BR
dc.titleGestão da qualidade : proposta de plano de ação para corrigir não conformidades de um restaurante no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T15:33:34Z-
dc.date.available2025-02-11T15:33:34Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41354-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Sanitary safety of food served in restaurants is the responsibility of the owners. The technical requirements of Good Practices and Standard Operating Procedures for Commercial Food Establishments and Food Services, in order to ensure the sanitary hygienic conditions of food, are established by ANVISA Resolution RDC No. 216/2004.The purpose of this report is to evaluate the sanitary and hygienic conditions of foods sold a restaurant, and to propose an action plan to meet legal requirements. To carry out the work, the company was first diagnosed by applying a checklist of all requirements required by current legislation. From the results obtained an action plan was prepared. The overall results achieved from this survey revealed minor shortcomings in the areas of kitchen access, changing rooms, water supply, trash cans, the provision of the Good Practices Manual, Pops and employee training. Failures that can be corrected by using Standard Operating Procedures (SOPs) correctly, making minor repairs to buildings, upgrading facilities, and upgrading and training employees. The elaborated action plan represents a viable, inexpensive and effective solution to correct nonconformities, thereby reducing contamination of food, water and handling areas, making activities easier and faster, gaining product quality, customers' food security, increased productivity and market competitiveness.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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