Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guerroué, Jean-Louis Le | - |
dc.contributor.author | Teles, Ana Maria Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | TELES, Ana Maria Rodrigues. Gestão da qualidade: proposta de plano de ação para corrigir não conformidades de um restaurante no Distrito Federal. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A segurança sanitária dos alimentos servidos em restaurantes é da responsabilidade dos
proprietários. Os requisitos técnicos de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais
Padronizados para os Estabelecimentos Comerciais de Alimentos e para os Serviços de
Alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, estão
estabelecidas pela Resolução RDC n º 216/2004 da ANVISA. O presente relatório tem por
objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos comercializados de um
restaurante e propor um plano de ação para atender às exigências legais. Para realização do
trabalho, primeiramente foi realizado um diagnóstico da empresa aplicando um check-list de
todos requisitos exigidos pela legislação vigente. A partir dos resultados obtidos foi elaborado
um plano de ação. Os resultados gerais alcançados dessa pesquisa revelaram pequenas falhas
nas áreas de acesso à cozinha, nos vestiários, abastecimento de água, lixeiras, disponibilização
do manual de Boas Práticas, Pops e capacitação dos funcionários. Falhas essas que podem ser
corrigidas com a utilização correta dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs),
fazendo pequenos reparos nas edificações, adequando as instalações e também atualizando e
capacitando os funcionários. O plano de ação elaborado representa uma solução viável, de baixo
custo e eficaz para correção das não conformidades, reduzindo, assim, contaminação dos
alimentos, da água e das áreas de manipulação, tornando as atividades mais fáceis e rápidas,
ganhando qualidade nos produtos, segurança alimentar dos clientes, maior produtividade e
competitividade no mercado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restaurantes self-service | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigilância sanitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Boas práticas de fabricação de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.title | Gestão da qualidade : proposta de plano de ação para corrigir não conformidades de um restaurante no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T15:33:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T15:33:34Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41354 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Sanitary safety of food served in restaurants is the responsibility of the owners. The technical
requirements of Good Practices and Standard Operating Procedures for Commercial Food
Establishments and Food Services, in order to ensure the sanitary hygienic conditions of food,
are established by ANVISA Resolution RDC No. 216/2004.The purpose of this report is to
evaluate the sanitary and hygienic conditions of foods sold a restaurant, and to propose an action
plan to meet legal requirements. To carry out the work, the company was first diagnosed by
applying a checklist of all requirements required by current legislation. From the results
obtained an action plan was prepared. The overall results achieved from this survey revealed
minor shortcomings in the areas of kitchen access, changing rooms, water supply, trash cans,
the provision of the Good Practices Manual, Pops and employee training. Failures that can be
corrected by using Standard Operating Procedures (SOPs) correctly, making minor repairs to
buildings, upgrading facilities, and upgrading and training employees. The elaborated action
plan represents a viable, inexpensive and effective solution to correct nonconformities, thereby
reducing contamination of food, water and handling areas, making activities easier and faster,
gaining product quality, customers' food security, increased productivity and market
competitiveness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina
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