Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Affonso Neto, Annibal | - |
dc.contributor.author | Takematsu, Nowan Seiki | - |
dc.identifier.citation | TAKEMATSU, Nowan Seiki. Planejamento e gestão de riscos no setor de restaurantes: uma abordagem estatística. 2024. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção, o planejamento e a gestão de riscos no
setor de restaurantes brasileiros, com foco nas diferenças relacionadas ao perfil das empresas.
Por meio de um formulário com 53 questões, utilizando a escala de likert, restaurantes
de diversos perfis responderam as questões distribuidas por meio da rede social whatsapp.
Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa coletou dados de diversas empresas do
setor, variando por tipo de restaurante, controle do negócio, região do Brasil, faixa etária e
tamanho da empresa. A análise dos dados permitiu identificar o ranking de importância
atribuído a diferentes tipos de riscos, bem como a correlação entre esses riscos e os perfis
das empresas participantes. Além disso, foram detalhadas as percepções e práticas de gestão
de riscos em áreas específicas, como riscos estratégicos, financeiros, legais, e de imagem.
Os resultados mostraram que empresas de diferentes perfis têm variações significativas na
percepção e gestão de riscos, com pequenas empresas apresentando uma maior preocupação
com riscos de imagem, enquanto empresas maiores demonstram uma maior confiança em
sua capacidade de gerenciar crises. Com base nesses resultados, foram propostas medidas
de mitigação de riscos para cada área analisada, oferecendo um insumo valioso para a
melhoria da gestão no setor. Conclui-se que a gestão de riscos é uma base essencial para
o amadurecimento e sucesso das empresas de restaurantes, sendo necessário um enfoque
contínuo e adaptado às especificidades de cada perfil empresarial. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restaurantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento empresarial | pt_BR |
dc.title | Planejamento e gestão de riscos no setor de restaurantes : uma abordagem estatística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T12:34:06Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T12:34:06Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to assess the perception, planning, and risk management in the Brazilian
restaurant sector, focusing on the differences related to the companies’ profiles. Through
a 53-question survey, using a Likert scale, restaurants of various profiles responded to the
questions distributed via the WhatsApp social network. Using a quantitative approach, the
research collected data from several companies in the sector, varying by type of restaurant,
business control, region of Brazil, age group, and company size. Data analysis allowed
for the identification of the ranking of importance attributed to different types of risks, as
well as the correlation between these risks and the profiles of the participating companies.
Additionally, perceptions and risk management practices in specific areas, such as strategic,
financial, legal, and reputational risks, were detailed. The results showed that companies
of different profiles have significant variations in risk perception and management, with
small businesses showing greater concern with reputational risks, while larger companies
demonstrate greater confidence in their ability to manage crises. Based on these results,
risk mitigation measures were proposed for each analyzed area, offering valuable input for
improving management in the sector. It is concluded that risk management is an essential
foundation for the maturity and success of restaurant businesses, requiring a continuous
focus that is adapted to the specificities of each business profile. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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