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dc.contributor.advisorAffonso Neto, Annibal-
dc.contributor.authorTakematsu, Nowan Seiki-
dc.identifier.citationTAKEMATSU, Nowan Seiki. Planejamento e gestão de riscos no setor de restaurantes: uma abordagem estatística. 2024. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar a percepção, o planejamento e a gestão de riscos no setor de restaurantes brasileiros, com foco nas diferenças relacionadas ao perfil das empresas. Por meio de um formulário com 53 questões, utilizando a escala de likert, restaurantes de diversos perfis responderam as questões distribuidas por meio da rede social whatsapp. Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa coletou dados de diversas empresas do setor, variando por tipo de restaurante, controle do negócio, região do Brasil, faixa etária e tamanho da empresa. A análise dos dados permitiu identificar o ranking de importância atribuído a diferentes tipos de riscos, bem como a correlação entre esses riscos e os perfis das empresas participantes. Além disso, foram detalhadas as percepções e práticas de gestão de riscos em áreas específicas, como riscos estratégicos, financeiros, legais, e de imagem. Os resultados mostraram que empresas de diferentes perfis têm variações significativas na percepção e gestão de riscos, com pequenas empresas apresentando uma maior preocupação com riscos de imagem, enquanto empresas maiores demonstram uma maior confiança em sua capacidade de gerenciar crises. Com base nesses resultados, foram propostas medidas de mitigação de riscos para cada área analisada, oferecendo um insumo valioso para a melhoria da gestão no setor. Conclui-se que a gestão de riscos é uma base essencial para o amadurecimento e sucesso das empresas de restaurantes, sendo necessário um enfoque contínuo e adaptado às especificidades de cada perfil empresarial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão de riscospt_BR
dc.subject.keywordRestaurantespt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento empresarialpt_BR
dc.titlePlanejamento e gestão de riscos no setor de restaurantes : uma abordagem estatísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T12:34:06Z-
dc.date.available2025-02-07T12:34:06Z-
dc.date.submitted2024-08-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41326-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to assess the perception, planning, and risk management in the Brazilian restaurant sector, focusing on the differences related to the companies’ profiles. Through a 53-question survey, using a Likert scale, restaurants of various profiles responded to the questions distributed via the WhatsApp social network. Using a quantitative approach, the research collected data from several companies in the sector, varying by type of restaurant, business control, region of Brazil, age group, and company size. Data analysis allowed for the identification of the ranking of importance attributed to different types of risks, as well as the correlation between these risks and the profiles of the participating companies. Additionally, perceptions and risk management practices in specific areas, such as strategic, financial, legal, and reputational risks, were detailed. The results showed that companies of different profiles have significant variations in risk perception and management, with small businesses showing greater concern with reputational risks, while larger companies demonstrate greater confidence in their ability to manage crises. Based on these results, risk mitigation measures were proposed for each analyzed area, offering valuable input for improving management in the sector. It is concluded that risk management is an essential foundation for the maturity and success of restaurant businesses, requiring a continuous focus that is adapted to the specificities of each business profile.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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