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Título: Fatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial : um estudo via PLS-SEM
Autor(es): Loguerci, Gustavo Garcia
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Preços - determinação
Cafés especiais
Produção de café
Valoração econômica
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 6-Fev-2025
Referência: LOGUERCI, Gustavo Garcia. Fatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial: um estudo via PLS-SEM. 2024. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar etapas para a agregação de valor do café especial a partir da análise das inter-relações entre o desenvolvimento sustentável, gestão da qualidade e eficiência operacional. O café especial, reconhecido pela sua qualidade superior e práticas de produção sustentáveis, tem apresentado uma crescente demanda no Brasil e no mundo. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa por meio do enfoque meta-analítico. O estudo foi uma adaptação do modelo de Oliveira, et al. (2020), que também foi empregado dentro do panorama de cafés. O modelo apresentado foi validado e os resultados encontrados explicaram a variável Percepção de Valor em 29,4%, sendo as variáveis Atributos e Benefícios e Consequências as mais relevantes. As descobertas contribuem para uma compreensão mais ampla de como diferentes elementos da cadeia de valor do café afetam a percepção dos consumidores, oferecendo informações pertinentes para produtores de café e profissionais interessados em promover produtos de café sustentáveis e de alta qualidade.
Abstract: This study aims to present steps for adding value to specialty coffee by analyzing the interrelationships between sustainable development, quality management, and operational efficiency. Specialty coffee, known for its superior quality and sustainable production practices, has seen growing demand in Brazil and worldwide. An exploratory research with a qualitative approach was conducted through a meta-analytic focus. The study was an adaptation of the model by Oliveira et al. (2020), which was also applied within the coffee landscape. The presented model was validated, and the results explained the variable Perception of Value by 29.4%, with the variables Attributes and Benefits and Consequences being the most relevant. The findings contribute to a broader understanding of how different elements of the coffee value chain affect consumer perception, providing pertinent information for coffee producers and professionals interested in promoting sustainable and high-quality coffee products.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
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