Título: | Fatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial : um estudo via PLS-SEM |
Autor(es): | Loguerci, Gustavo Garcia |
Orientador(es): | Mariano, Ari Melo |
Assunto: | Preços - determinação Cafés especiais Produção de café Valoração econômica |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 6-Fev-2025 |
Referência: | LOGUERCI, Gustavo Garcia. Fatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial: um estudo via PLS-SEM. 2024. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar etapas para a agregação de valor do café especial a partir da análise
das inter-relações entre o desenvolvimento sustentável, gestão da qualidade e eficiência operacional. O café
especial, reconhecido pela sua qualidade superior e práticas de produção sustentáveis, tem apresentado uma
crescente demanda no Brasil e no mundo. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem
qualitativa por meio do enfoque meta-analítico. O estudo foi uma adaptação do modelo de Oliveira, et al. (2020),
que também foi empregado dentro do panorama de cafés. O modelo apresentado foi validado e os resultados
encontrados explicaram a variável Percepção de Valor em 29,4%, sendo as variáveis Atributos e Benefícios e
Consequências as mais relevantes. As descobertas contribuem para uma compreensão mais ampla de como
diferentes elementos da cadeia de valor do café afetam a percepção dos consumidores, oferecendo informações
pertinentes para produtores de café e profissionais interessados em promover produtos de café sustentáveis e de
alta qualidade. |
Abstract: | This study aims to present steps for adding value to specialty coffee by analyzing the interrelationships between
sustainable development, quality management, and operational efficiency. Specialty coffee, known for its superior
quality and sustainable production practices, has seen growing demand in Brazil and worldwide. An exploratory
research with a qualitative approach was conducted through a meta-analytic focus. The study was an adaptation
of the model by Oliveira et al. (2020), which was also applied within the coffee landscape. The presented model
was validated, and the results explained the variable Perception of Value by 29.4%, with the variables Attributes
and Benefits and Consequences being the most relevant. The findings contribute to a broader understanding of
how different elements of the coffee value chain affect consumer perception, providing pertinent information for
coffee producers and professionals interested in promoting sustainable and high-quality coffee products. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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