Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GustavoGarciaLoguercio_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorLoguerci, Gustavo Garcia-
dc.identifier.citationLOGUERCI, Gustavo Garcia. Fatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial: um estudo via PLS-SEM. 2024. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar etapas para a agregação de valor do café especial a partir da análise das inter-relações entre o desenvolvimento sustentável, gestão da qualidade e eficiência operacional. O café especial, reconhecido pela sua qualidade superior e práticas de produção sustentáveis, tem apresentado uma crescente demanda no Brasil e no mundo. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa por meio do enfoque meta-analítico. O estudo foi uma adaptação do modelo de Oliveira, et al. (2020), que também foi empregado dentro do panorama de cafés. O modelo apresentado foi validado e os resultados encontrados explicaram a variável Percepção de Valor em 29,4%, sendo as variáveis Atributos e Benefícios e Consequências as mais relevantes. As descobertas contribuem para uma compreensão mais ampla de como diferentes elementos da cadeia de valor do café afetam a percepção dos consumidores, oferecendo informações pertinentes para produtores de café e profissionais interessados em promover produtos de café sustentáveis e de alta qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPreços - determinaçãopt_BR
dc.subject.keywordCafés especiaispt_BR
dc.subject.keywordProdução de cafépt_BR
dc.subject.keywordValoração econômicapt_BR
dc.titleFatores que influenciam na percepção de valor do consumidor acerca do café especial : um estudo via PLS-SEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T13:18:04Z-
dc.date.available2025-02-06T13:18:04Z-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41310-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to present steps for adding value to specialty coffee by analyzing the interrelationships between sustainable development, quality management, and operational efficiency. Specialty coffee, known for its superior quality and sustainable production practices, has seen growing demand in Brazil and worldwide. An exploratory research with a qualitative approach was conducted through a meta-analytic focus. The study was an adaptation of the model by Oliveira et al. (2020), which was also applied within the coffee landscape. The presented model was validated, and the results explained the variable Perception of Value by 29.4%, with the variables Attributes and Benefits and Consequences being the most relevant. The findings contribute to a broader understanding of how different elements of the coffee value chain affect consumer perception, providing pertinent information for coffee producers and professionals interested in promoting sustainable and high-quality coffee products.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.