Título: | Fatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z : criando um ambiente sustentável na indústria de jogos |
Autor(es): | Borges, Isabela Rizzo |
Orientador(es): | Mariano, Ari Melo |
Assunto: | Jogos on-line Comportamento do consumidor Geração Z |
Data de apresentação: | 9-Set-2024 |
Data de publicação: | 6-Fev-2025 |
Referência: | BORGES, Isabela Rizzo. Fatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z: criando um ambiente sustentável na indústria de jogos. 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi analisar ações que promovam um ambiente mais sustentável
na indústria de jogos em nuvem. O Cloud Gaming tem se tornado cada vez mais popular entre
a Geração Z, um público que demonstra padrões de consumo e comportamento distintos. Por
isso, é importante compreender a qualidade da experiência a fim de tornar a indústria de jogos
mais sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de
caráter explicativo por meio das equações estruturais via PLS-SEM. Foi utilizado o Modelo de
Aceitação Tecnológica (TAM), proposto por Davis (1989), anteriormente utilizado em estudos
para avaliar a adoção de jogos online. O instrumento utilizado foi validado método de
confiabilidade (Rho_c=0,815). Os resultados mostraram que a Atitude pode ser explicada em
17,90% pelas variáveis Facilidade de Uso Percebida e Utilidade Percebida, enquanto a variável
Intenção de Jogar pode ser explicada em 45,70% pelas variáveis Atitude (17,90%), Confiança
Percebida (33,10%) e Prazer Percebido (17,50%). Dessa forma, com o auxílio do gráfico de
importância-desempenho (IPMA), foram elaboradas abordagens da Engenharia de Produção
com enfoque na otimização de processos e melhoria da experiência do usuário em plataformas
de Cloud Gaming. |
Abstract: | The general objective of this study was to analyze actions that promote a more sustainable
environment in the cloud gaming industry. Cloud gaming has become increasingly popular
among Gen Z, a demographic that exhibits distinct consumption patterns and behaviors.
Therefore, understanding the quality of the experience is crucial to making the gaming industry
more sustainable. To achieve this objective, a quantitative explanatory study was conducted
using structural equations via PLS-SEM. The Technology Acceptance Model (TAM),
proposed by Davis (1989), was employed, as it has been previously used in studies to assess
the adoption of online games. The instrument used was validated using the reliability method
(Rho_c = 0,815). The results showed that Attitude can be explained by 17.90% through the
variables Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness, while the Intention to Play can be
explained by 45.70% through the variables Attitude (17,90%), Perceived Trust (33,10%), and
Perceived Enjoyment (17,50%). Thus, with the aid of the importance-performance map
(IPMA), Production Engineering approaches were developed with a focus on process
optimization and improving the user experience in Cloud Gaming platforms. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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