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Título: Fatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z : criando um ambiente sustentável na indústria de jogos
Autor(es): Borges, Isabela Rizzo
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Jogos on-line
Comportamento do consumidor
Geração Z
Data de apresentação: 9-Set-2024
Data de publicação: 6-Fev-2025
Referência: BORGES, Isabela Rizzo. Fatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z: criando um ambiente sustentável na indústria de jogos. 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar ações que promovam um ambiente mais sustentável na indústria de jogos em nuvem. O Cloud Gaming tem se tornado cada vez mais popular entre a Geração Z, um público que demonstra padrões de consumo e comportamento distintos. Por isso, é importante compreender a qualidade da experiência a fim de tornar a indústria de jogos mais sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter explicativo por meio das equações estruturais via PLS-SEM. Foi utilizado o Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), proposto por Davis (1989), anteriormente utilizado em estudos para avaliar a adoção de jogos online. O instrumento utilizado foi validado método de confiabilidade (Rho_c=0,815). Os resultados mostraram que a Atitude pode ser explicada em 17,90% pelas variáveis Facilidade de Uso Percebida e Utilidade Percebida, enquanto a variável Intenção de Jogar pode ser explicada em 45,70% pelas variáveis Atitude (17,90%), Confiança Percebida (33,10%) e Prazer Percebido (17,50%). Dessa forma, com o auxílio do gráfico de importância-desempenho (IPMA), foram elaboradas abordagens da Engenharia de Produção com enfoque na otimização de processos e melhoria da experiência do usuário em plataformas de Cloud Gaming.
Abstract: The general objective of this study was to analyze actions that promote a more sustainable environment in the cloud gaming industry. Cloud gaming has become increasingly popular among Gen Z, a demographic that exhibits distinct consumption patterns and behaviors. Therefore, understanding the quality of the experience is crucial to making the gaming industry more sustainable. To achieve this objective, a quantitative explanatory study was conducted using structural equations via PLS-SEM. The Technology Acceptance Model (TAM), proposed by Davis (1989), was employed, as it has been previously used in studies to assess the adoption of online games. The instrument used was validated using the reliability method (Rho_c = 0,815). The results showed that Attitude can be explained by 17.90% through the variables Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness, while the Intention to Play can be explained by 45.70% through the variables Attitude (17,90%), Perceived Trust (33,10%), and Perceived Enjoyment (17,50%). Thus, with the aid of the importance-performance map (IPMA), Production Engineering approaches were developed with a focus on process optimization and improving the user experience in Cloud Gaming platforms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
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