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dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorBorges, Isabela Rizzo-
dc.identifier.citationBORGES, Isabela Rizzo. Fatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z: criando um ambiente sustentável na indústria de jogos. 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi analisar ações que promovam um ambiente mais sustentável na indústria de jogos em nuvem. O Cloud Gaming tem se tornado cada vez mais popular entre a Geração Z, um público que demonstra padrões de consumo e comportamento distintos. Por isso, é importante compreender a qualidade da experiência a fim de tornar a indústria de jogos mais sustentável. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter explicativo por meio das equações estruturais via PLS-SEM. Foi utilizado o Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), proposto por Davis (1989), anteriormente utilizado em estudos para avaliar a adoção de jogos online. O instrumento utilizado foi validado método de confiabilidade (Rho_c=0,815). Os resultados mostraram que a Atitude pode ser explicada em 17,90% pelas variáveis Facilidade de Uso Percebida e Utilidade Percebida, enquanto a variável Intenção de Jogar pode ser explicada em 45,70% pelas variáveis Atitude (17,90%), Confiança Percebida (33,10%) e Prazer Percebido (17,50%). Dessa forma, com o auxílio do gráfico de importância-desempenho (IPMA), foram elaboradas abordagens da Engenharia de Produção com enfoque na otimização de processos e melhoria da experiência do usuário em plataformas de Cloud Gaming.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos on-linept_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordGeração Zpt_BR
dc.titleFatores que influenciam na aceitação do cloud gaming pela geração z : criando um ambiente sustentável na indústria de jogospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T12:35:04Z-
dc.date.available2025-02-06T12:35:04Z-
dc.date.submitted2024-09-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41308-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this study was to analyze actions that promote a more sustainable environment in the cloud gaming industry. Cloud gaming has become increasingly popular among Gen Z, a demographic that exhibits distinct consumption patterns and behaviors. Therefore, understanding the quality of the experience is crucial to making the gaming industry more sustainable. To achieve this objective, a quantitative explanatory study was conducted using structural equations via PLS-SEM. The Technology Acceptance Model (TAM), proposed by Davis (1989), was employed, as it has been previously used in studies to assess the adoption of online games. The instrument used was validated using the reliability method (Rho_c = 0,815). The results showed that Attitude can be explained by 17.90% through the variables Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness, while the Intention to Play can be explained by 45.70% through the variables Attitude (17,90%), Perceived Trust (33,10%), and Perceived Enjoyment (17,50%). Thus, with the aid of the importance-performance map (IPMA), Production Engineering approaches were developed with a focus on process optimization and improving the user experience in Cloud Gaming platforms.pt_BR
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