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Título: Análise da formação de preço de produtos em uma fábrica de cosméticos
Autor(es): Silva, Gabriela Viana
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Cosméticos
Preços - determinação
Gestão de custos
Data de apresentação: 2-Set-2024
Data de publicação: 6-Fev-2025
Referência: SILVA, Gabriela Viana. Análise da formação de preço de produtos em uma fábrica de cosméticos. 2024. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi analisar a formação de preço de um produto com base nos custos fixos e variáveis da produção, aplicados em uma indústria de cosméticos. Essa percepção do impacto de custos para que se determine um preço de venda factível à realidade interior e exterior da empresa é um diferencial para qualquer organização que deseja tomar decisões baseando-se em lucro. Para isso, fez-se um levantamento de dados e, aplicando-se uma metodologia quantitativa, foi possível aplicar os valores encontrados na equação do Preço de Venda (PV) e determinar a margem de lucro obtida com os valores originais do produto (valor de varejo) e com os valores reais de venda (varejo + distribuição). O objetivo foi alcançado, ilustrando que os valores de varejo dos três produtos estudados apresentaram uma margem de lucro superior a 15%. No entanto, o valor real de venda não é recomendável para o objeto de estudo, visto que os itens A e C apresentaram lucro inferior a 15% e o B, apresentou resultado negativo. Estes resultados ratificam o referencial teórico aqui estudado, mostrando que o conhecimento dessa ferramenta é muito útil para entender como a empresa pode se tornar mais competitiva, diminuindo os custos e otimizando lucros, seja o produto um bem ou um serviço.
Abstract: The general objective of the research was to analyze the pricing of a product based on the fixed and variable production costs applied in a cosmetics industry. Understanding the impact of costs to determine a feasible selling price in both the internal and external realities of the company is a key differentiator for any organization aiming to make profit-based decisions. To achieve this, data collection was conducted and, by applying a quantitative methodology, it was possible to use the values found in the Selling Price (SP) equation and determine the profit margin obtained with the product’s original values (retail value) and with the actual sales values (retail + distribution). The objective was achieved, showing that the retail values of the three products studied had a profit margin exceeding 15%. However, the actual selling price is not recommended for the study object, as items A and C had a profit margin below 15%, and item B showed a negative result. These results confirm the theoretical framework studied here, demonstrating that understanding this tool is very useful for comprehending how the company can become more competitive by reducing costs and optimizing profits, whether the product is a good or a service.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
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