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dc.contributor.advisorSerrano, André Luiz Marques-
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Viana-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Viana. Análise da formação de preço de produtos em uma fábrica de cosméticos. 2024. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da pesquisa foi analisar a formação de preço de um produto com base nos custos fixos e variáveis da produção, aplicados em uma indústria de cosméticos. Essa percepção do impacto de custos para que se determine um preço de venda factível à realidade interior e exterior da empresa é um diferencial para qualquer organização que deseja tomar decisões baseando-se em lucro. Para isso, fez-se um levantamento de dados e, aplicando-se uma metodologia quantitativa, foi possível aplicar os valores encontrados na equação do Preço de Venda (PV) e determinar a margem de lucro obtida com os valores originais do produto (valor de varejo) e com os valores reais de venda (varejo + distribuição). O objetivo foi alcançado, ilustrando que os valores de varejo dos três produtos estudados apresentaram uma margem de lucro superior a 15%. No entanto, o valor real de venda não é recomendável para o objeto de estudo, visto que os itens A e C apresentaram lucro inferior a 15% e o B, apresentou resultado negativo. Estes resultados ratificam o referencial teórico aqui estudado, mostrando que o conhecimento dessa ferramenta é muito útil para entender como a empresa pode se tornar mais competitiva, diminuindo os custos e otimizando lucros, seja o produto um bem ou um serviço.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCosméticospt_BR
dc.subject.keywordPreços - determinaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de custospt_BR
dc.titleAnálise da formação de preço de produtos em uma fábrica de cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T11:32:02Z-
dc.date.available2025-02-06T11:32:02Z-
dc.date.submitted2024-09-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41305-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of the research was to analyze the pricing of a product based on the fixed and variable production costs applied in a cosmetics industry. Understanding the impact of costs to determine a feasible selling price in both the internal and external realities of the company is a key differentiator for any organization aiming to make profit-based decisions. To achieve this, data collection was conducted and, by applying a quantitative methodology, it was possible to use the values found in the Selling Price (SP) equation and determine the profit margin obtained with the product’s original values (retail value) and with the actual sales values (retail + distribution). The objective was achieved, showing that the retail values of the three products studied had a profit margin exceeding 15%. However, the actual selling price is not recommended for the study object, as items A and C had a profit margin below 15%, and item B showed a negative result. These results confirm the theoretical framework studied here, demonstrating that understanding this tool is very useful for comprehending how the company can become more competitive by reducing costs and optimizing profits, whether the product is a good or a service.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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