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Título: Fatores de sucesso de startups brasileiras : uma análise multivariada via equações estruturais
Autor(es): Freitas, Fabrício Laboissiére
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Startup
Empreendedorismo
Sucesso nos negócios
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 6-Fev-2025
Referência: FREITAS, Fabrício Laboissiére. Fatores de sucesso de startups brasileiras: uma análise multivariada via equações estruturais. 2023. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As companhias conhecidas como Startups, importantes atores na consolidação de atividades empreendedoras, são entendidas como vitais ao desenvolvimento econômico e como os principais proponentes de inovação nos países. De forma geral, essas empresas estão inseridas em ambientes altamente incertos e competitivos, em que a probabilidade de sobrevivência é extremamente reduzida. É neste conturbado contexto que este trabalho está inserido, representando um esforço que auxilie tais negócios a se tornar mais longevos. Em específico, o objetivo principal dessa obra era determinar os principais fatores críticos de sucesso de Startups brasileiras. Para alcançar o objetivo, este trabalho, de caráter explicativo e descritivo, empregou a Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado (TEMAC) para examinar a literatura, estabelecer as bases teóricas, e eleger os fatores críticos de sucesso mais relevantes para esses negócios. Com a finalidade de validá-los empiricamente junto a empreendedores brasileiros, um método de análise multivariada baseado em equações estruturais (PLS-SEM) foi conduzido, dando origem a um modelo de trajetórias com dois construtos endógenos: fatores organizacionais e desempenho. A partir de questionários, 35 membros de Startups foram convocados a analisar esses dois aspectos em suas empresas. Após a operacionalização do modelo, a partir dos dados coletados, seis fatores organizacionais distintos foram identificados como os mais importantes para a performance dessas empresas altamente inventivas. Os resultados, finalmente, revelaram que os fatores “recursos disponíveis”, “estratégias competitivas”, “capabilidade financeira”, “cultura organizacional”, “proteção à propriedade intelectual” e “perfil inovador” explicavam em aproximadamente 72% a variância na performance das companhias estudadas. Finalmente, dois desses foram identificados como os mais importantes (recursos disponíveis” e “estratégias competitivas) e serviram como base para a elaboração de orientações práticas a gestores e membros de empresas interessados.
Abstract: Companies known as Startups, especially important players in the consolidation of entrepreneurial activities, are seen as vital to economic development and as the main proponents of innovation in countries. In general, these companies are inserted in highly uncertain and competitive environments, in which the probability of survival is extremely low. It is in this tumultuous context that this study is set, representing an effort to help these businesses become more long-lasting. Specifically, the main objective was to determine the most critical success factors for Brazilian startups. To achieve this objective, this piece, which is explanatory and descriptive in nature, used the Theory of the Consolidated Meta-Analytical Approach (TEMAC) to examine the literature, establish the theoretical bases, and choose the critical success factors that are most relevant to these Startups. To validate them empirically with Brazilian entrepreneurs, a multivariate analysis method based on structural equations (PLS-SEM) was conducted, yielding a path model with two endogenous constructs: organizational factors and performance. Using questionnaires, 35 members of Startups were asked to analyze these two aspects in their companies. After operationalizing the model, six different organizational factors were identified from the data collected as the most important for the performance of these highly inventive companies. The results finally revealed that the factors "available resources", "competitive strategies", "financial capability", "organizational culture", "intellectual property protection" and "innovative profile" explained approximately 72% of the variance in the performance of the companies studied. Finally, two of these were identified as the most important (available resources" and "competitive strategies") and served as a basis for drawing up practical guidelines for managers and members of interested companies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023.
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