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Título: Gamificação de treinamentos : uma proposta para trabalho em altura
Autor(es): Santos, Bruno Willian Passos
Orientador(es): Santos, Andréa Cristina dos
Assunto: Gamificação
Trabalho - treinamentos
Realidade virtual
Data de apresentação: 11-Set-2024
Data de publicação: 5-Fev-2025
Referência: SANTOS, Bruno Willian Passos. Gamificação de treinamentos: uma proposta para trabalho em altura. 2024. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O trabalho em altura no setor da construção civil apresenta alto índice de acidentes. A Norma Regulamentadora 35 exige que os trabalhadores passem por treinamentos para executar suas atividades em altura. Contudo, estes treinamentos geralmente envolvem uma abordagens pouco eficazes. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo a concepção de um treinamento utilizando ferramentas de realidade virtual. Para o desenvolvimento desta concepção foram utilizados métodos e técnicas da engenharia de sistemas baseada em modelos, Design Thinking. Os conceitos de jogos sérios e ensino de adultos também foram considerados na proposta. A concepção gerada foi implementada em arquitetura física mostrando as primeiras missões do jogo. Observa-se que a concepção gerada permite a implementação de diferentes tecnologias, com isso gera uma rastreabilidade da evolução do jogo ao longo do tempo.
Abstract: Work at height in the construction industry presents a high rate of accidents. Regulatory Standard 35 requires workers to undergo training to perform their activities at height. However, these trainings generally involve ineffective approaches. Given this scenario, this work aims to design a training using virtual reality tools. For the development of this design, methods and techniques of model-based systems engineering and Design Thinking were used. The concepts of serious games and adult learning were also considered in the proposal. The generated design was implemented in a physical architecture showing the first missions of the game. It is observed that the generated design allows the implementation of different technologies, thus generating a traceability of the game’s evolution over time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
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