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dc.contributor.advisorSantos, Andréa Cristina dos-
dc.contributor.authorSantos, Bruno Willian Passos-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Willian Passos. Gamificação de treinamentos: uma proposta para trabalho em altura. 2024. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho em altura no setor da construção civil apresenta alto índice de acidentes. A Norma Regulamentadora 35 exige que os trabalhadores passem por treinamentos para executar suas atividades em altura. Contudo, estes treinamentos geralmente envolvem uma abordagens pouco eficazes. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo a concepção de um treinamento utilizando ferramentas de realidade virtual. Para o desenvolvimento desta concepção foram utilizados métodos e técnicas da engenharia de sistemas baseada em modelos, Design Thinking. Os conceitos de jogos sérios e ensino de adultos também foram considerados na proposta. A concepção gerada foi implementada em arquitetura física mostrando as primeiras missões do jogo. Observa-se que a concepção gerada permite a implementação de diferentes tecnologias, com isso gera uma rastreabilidade da evolução do jogo ao longo do tempo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - treinamentospt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.titleGamificação de treinamentos : uma proposta para trabalho em alturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T13:01:22Z-
dc.date.available2025-02-05T13:01:22Z-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41289-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Work at height in the construction industry presents a high rate of accidents. Regulatory Standard 35 requires workers to undergo training to perform their activities at height. However, these trainings generally involve ineffective approaches. Given this scenario, this work aims to design a training using virtual reality tools. For the development of this design, methods and techniques of model-based systems engineering and Design Thinking were used. The concepts of serious games and adult learning were also considered in the proposal. The generated design was implemented in a physical architecture showing the first missions of the game. It is observed that the generated design allows the implementation of different technologies, thus generating a traceability of the game’s evolution over time.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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