Título: | Determinantes para inscrição de despesas em restos a pagar : um estudo de caso no Ministério Público do Estado do Ceará |
Autor(es): | Farias, Ivaneide Ferreira |
Orientador(es): | Lima, Diana Vaz de |
Assunto: | Restos a pagar (Orçamento público) Orçamento público Despesa pública |
Data de apresentação: | 24-Jun-2024 |
Data de publicação: | 28-Jan-2025 |
Referência: | FARIAS, Ivaneide Ferreira. Determinantes para inscrição de despesas em restos a pagar: um estudo de caso no Ministério Público do Estado do Ceará. 2024. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo visou identificar os fatores determinantes na gestão de Restos a Pagar (RP) no
Ministério Público do Estado do Ceará, no período de 2013 a 2023, tendo como base sua
composição, evolução e as ações efetuadas pelos gestores competentes. Para tanto, foram
utilizados dados disponibilizados no Portal da Transparência cujo acesso ocorre por meio do site
do MPCE e nos relatórios extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Administração
Financeira do Estado do Ceará (SiafeCE), entre os quais: DEA, despesas empenhadas, restos a
pagar processados dos exercícios, restos a pagar não processados, restos a pagar processados
pagos ou cancelados, restos a pagar não processados pagos ou cancelados. Utilizou-se a análise
de conteúdo e estatística descritiva para tratamentos dos dados. Foi constatado que a ausência de
planejamento pelos gestores/fiscais de contrato, combinada com a prática de realizar empenhos
trimestrais e por estimativa, contribui significativamente para a inscrição de restos a pagar, pois a
falta de um planejamento detalhado e a imprecisão nas estimativas dificultam o cumprimento dos
prazos e a gestão eficaz das despesas dentro do exercício financeiro, uma vez que sem
planejamento detalhado e acompanhamento contínuo, os gestores podem não conseguir fazer as
intervenções necessárias a tempo para evitar a inscrição de restos a pagar. Além disso, observouse que ao longo do período, o volume de restos a pagar não processados foi maior que os
processados. |
Abstract: | This study aimed to identify the determining factors in the management of Remains Payable
(RP) in the Public Ministry of the State of Ceará, from 2013 to 2023, based on its composition,
evolution and the actions carried out by competent managers. To this end, data made available
on the Transparency Portal, accessed through the MPCE website, and in reports extracted from
the Integrated Financial Planning and Administration System of the State of Ceará (SiafeCE)
were used, including: DEA, committed expenses, remainders unprocessed payables for the years,
unprocessed payables, unprocessed payables, paid or canceled unprocessed payables, paid or
canceled unprocessed payables. Content analysis and descriptive statistics were used to process
the data. It was found that the lack of planning by contract managers/inspectors, combined with
the practice of making quarterly and estimated commitments, contributes significantly to the
registration of outstanding amounts to be paid, as the lack of detailed planning and inaccuracy in
estimates make it difficult to meeting deadlines and effectively managing expenses within the
financial year, since without detailed planning and continuous monitoring, managers may not be
able to make the necessary interventions in time to avoid recording unpaid balances.
Furthermore, it was observed that throughout the period, the volume of unprocessed remains to
be paid was greater than those processed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público
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