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dc.contributor.advisorLima, Diana Vaz de-
dc.contributor.authorFarias, Ivaneide Ferreira-
dc.identifier.citationFARIAS, Ivaneide Ferreira. Determinantes para inscrição de despesas em restos a pagar: um estudo de caso no Ministério Público do Estado do Ceará. 2024. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visou identificar os fatores determinantes na gestão de Restos a Pagar (RP) no Ministério Público do Estado do Ceará, no período de 2013 a 2023, tendo como base sua composição, evolução e as ações efetuadas pelos gestores competentes. Para tanto, foram utilizados dados disponibilizados no Portal da Transparência cujo acesso ocorre por meio do site do MPCE e nos relatórios extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (SiafeCE), entre os quais: DEA, despesas empenhadas, restos a pagar processados dos exercícios, restos a pagar não processados, restos a pagar processados pagos ou cancelados, restos a pagar não processados pagos ou cancelados. Utilizou-se a análise de conteúdo e estatística descritiva para tratamentos dos dados. Foi constatado que a ausência de planejamento pelos gestores/fiscais de contrato, combinada com a prática de realizar empenhos trimestrais e por estimativa, contribui significativamente para a inscrição de restos a pagar, pois a falta de um planejamento detalhado e a imprecisão nas estimativas dificultam o cumprimento dos prazos e a gestão eficaz das despesas dentro do exercício financeiro, uma vez que sem planejamento detalhado e acompanhamento contínuo, os gestores podem não conseguir fazer as intervenções necessárias a tempo para evitar a inscrição de restos a pagar. Além disso, observouse que ao longo do período, o volume de restos a pagar não processados foi maior que os processados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRestos a pagar (Orçamento público)pt_BR
dc.subject.keywordOrçamento públicopt_BR
dc.subject.keywordDespesa públicapt_BR
dc.titleDeterminantes para inscrição de despesas em restos a pagar : um estudo de caso no Ministério Público do Estado do Cearápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T12:16:25Z-
dc.date.available2025-01-28T12:16:25Z-
dc.date.submitted2024-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41222-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to identify the determining factors in the management of Remains Payable (RP) in the Public Ministry of the State of Ceará, from 2013 to 2023, based on its composition, evolution and the actions carried out by competent managers. To this end, data made available on the Transparency Portal, accessed through the MPCE website, and in reports extracted from the Integrated Financial Planning and Administration System of the State of Ceará (SiafeCE) were used, including: DEA, committed expenses, remainders unprocessed payables for the years, unprocessed payables, unprocessed payables, paid or canceled unprocessed payables, paid or canceled unprocessed payables. Content analysis and descriptive statistics were used to process the data. It was found that the lack of planning by contract managers/inspectors, combined with the practice of making quarterly and estimated commitments, contributes significantly to the registration of outstanding amounts to be paid, as the lack of detailed planning and inaccuracy in estimates make it difficult to meeting deadlines and effectively managing expenses within the financial year, since without detailed planning and continuous monitoring, managers may not be able to make the necessary interventions in time to avoid recording unpaid balances. Furthermore, it was observed that throughout the period, the volume of unprocessed remains to be paid was greater than those processed.pt_BR
Aparece na Coleção:Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público



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