Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GiselyCardosodaSilva.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Interfaces entre o ensino de história da África e a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Silva, Gisely Cardoso da
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Coorientador(es): Filice, Renísia Cristina Garcia
Assunto: África - história
Livros didáticos
Relações raciais
Racismo nos livros didáticos
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 27-Nov-2012
Referência: SILVA, Gisely Cardoso da. Interfaces entre o ensino de história da África e a educação das relações étnico-raciais. 2012. 74 f, il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso realiza uma análise das relações inerentes ao ensino de História da África em suas interfaces com a educação das relações étnicorraciais no contexto educacional brasileiro. O aparato teórico foi definido por meio da articulação entre as demandas dos movimentos sociais negros e as políticas públicas implementadas pelo Estado brasileiro com vistas à desconstrução de práticas racistas, destinadas às populações negras africanas e à população negra brasileira, dentro da escola. Entendendo o ambiente escolar como espaço no qual os estereótipos e estigmas destinados a essas populações negras se (re)significam, são utilizados como fontes documentais três livros didáticos do Ensino Médio lançando luz às mudanças já realizadas após a lei 10.639/2003, e evidenciando a necessidade de conectar o ensino de História da África e educação étnicorraciais no contexto escolar brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2012.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons