Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4122
Título: | Interfaces entre o ensino de história da África e a educação das relações étnico-raciais |
Autor(es): | Silva, Gisely Cardoso da |
Orientador(es): | Oliva, Anderson Ribeiro |
Coorientador(es): | Filice, Renísia Cristina Garcia |
Assunto: | África - história Livros didáticos Relações raciais Racismo nos livros didáticos |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 27-Nov-2012 |
Referência: | SILVA, Gisely Cardoso da. Interfaces entre o ensino de história da África e a educação das relações étnico-raciais. 2012. 74 f, il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso realiza uma análise das relações inerentes ao ensino de História da África em suas interfaces com a educação das relações étnicorraciais no contexto educacional brasileiro. O aparato teórico foi definido por meio da articulação entre as demandas dos movimentos sociais negros e as políticas públicas implementadas pelo Estado brasileiro com vistas à desconstrução de práticas racistas, destinadas às populações negras africanas e à população negra brasileira, dentro da escola. Entendendo o ambiente escolar como espaço no qual os estereótipos e estigmas destinados a essas populações negras se (re)significam, são utilizados como fontes documentais três livros didáticos do Ensino Médio lançando luz às mudanças já realizadas após a lei 10.639/2003, e evidenciando a necessidade de conectar o ensino de História da África e educação étnicorraciais no contexto escolar brasileiro. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2012. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons