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Título: Panorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PA
Autor(es): Batista, Aalcides Platiny Alves
Orientador(es): Guarido, Fernanda Alves Andrade
Assunto: Escolas públicas
Inovações tecnológicas
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 8-Ago-2024
Data de publicação: 27-Jan-2025
Referência: BATISTA, Aalcides Platiny Alves. Panorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PA. 2024. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No contexto brasileiro, diversos programas buscam integrar tecnologia na educação, alinhando-se às diretrizes nacionais para inovação. O Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), instituído em 2017, substituiu o Programa Nacional de Informática na Educação. Seu objetivo é aprimorar a integração tecnológica nas escolas públicas. Este estudo concentra-se na transferência e aplicação de recursos do PIEC em Conceição do Araguaia, buscando entender seu impacto na conectividade das escolas municipais. Perguntas de pesquisa exploram a suficiência dos recursos, melhorias na conectividade e desafios na implementação. O estudo visa fornecer um panorama atual do PIEC no sistema educacional municipal de ensino em Conceição do Araguaia, Pará.
Abstract: In Brazil, various programs aim to integrate technology into education, aligning with national guidelines for innovation. However, critical analysis of the discourse justifying technology adoption in educational spaces is essential. Historical policies, such as Proinfo and PNBL, shaped technology integration from 2008 to 2017. The Program of Innovation in Connected Education (PIEC), instituted in 2017, replaced the National Program for Educational Informatics. PIEC aims to enhance technology integration in education, considering its theoretical trajectory. This study focuses on PIEC’s resource transfer and application in Conceição do Araguaia, aiming to elucidate its impact on municipal schools’ connectivity. Research questions explore resource sufficiency, connectivity improvement, and implementation challenges. The study’s objective is to provide a current panorama of PIEC in the municipal education system in Conceição do Araguaia, Pará.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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