Título: | Panorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PA |
Autor(es): | Batista, Aalcides Platiny Alves |
Orientador(es): | Guarido, Fernanda Alves Andrade |
Assunto: | Escolas públicas Inovações tecnológicas Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 8-Ago-2024 |
Data de publicação: | 27-Jan-2025 |
Referência: | BATISTA, Aalcides Platiny Alves. Panorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PA. 2024. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | No contexto brasileiro, diversos programas buscam integrar tecnologia na educação,
alinhando-se às diretrizes nacionais para inovação. O Programa de Inovação Educação
Conectada (PIEC), instituído em 2017, substituiu o Programa Nacional de Informática na
Educação. Seu objetivo é aprimorar a integração tecnológica nas escolas públicas. Este estudo
concentra-se na transferência e aplicação de recursos do PIEC em Conceição do Araguaia,
buscando entender seu impacto na conectividade das escolas municipais. Perguntas de
pesquisa exploram a suficiência dos recursos, melhorias na conectividade e desafios na
implementação. O estudo visa fornecer um panorama atual do PIEC no sistema educacional
municipal de ensino em Conceição do Araguaia, Pará. |
Abstract: | In Brazil, various programs aim to integrate technology into education, aligning with national
guidelines for innovation. However, critical analysis of the discourse justifying technology
adoption in educational spaces is essential. Historical policies, such as Proinfo and PNBL,
shaped technology integration from 2008 to 2017. The Program of Innovation in Connected
Education (PIEC), instituted in 2017, replaced the National Program for Educational
Informatics. PIEC aims to enhance technology integration in education, considering its
theoretical trajectory. This study focuses on PIEC’s resource transfer and application in
Conceição do Araguaia, aiming to elucidate its impact on municipal schools’ connectivity.
Research questions explore resource sufficiency, connectivity improvement, and
implementation challenges. The study’s objective is to provide a current panorama of PIEC in
the municipal education system in Conceição do Araguaia, Pará. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.