Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AalcidesPlatinyAlvesBatista_tcc.pdf266,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuarido, Fernanda Alves Andrade-
dc.contributor.authorBatista, Aalcides Platiny Alves-
dc.identifier.citationBATISTA, Aalcides Platiny Alves. Panorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PA. 2024. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto brasileiro, diversos programas buscam integrar tecnologia na educação, alinhando-se às diretrizes nacionais para inovação. O Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), instituído em 2017, substituiu o Programa Nacional de Informática na Educação. Seu objetivo é aprimorar a integração tecnológica nas escolas públicas. Este estudo concentra-se na transferência e aplicação de recursos do PIEC em Conceição do Araguaia, buscando entender seu impacto na conectividade das escolas municipais. Perguntas de pesquisa exploram a suficiência dos recursos, melhorias na conectividade e desafios na implementação. O estudo visa fornecer um panorama atual do PIEC no sistema educacional municipal de ensino em Conceição do Araguaia, Pará.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titlePanorama da execução do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) na Rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia-PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T14:30:03Z-
dc.date.available2025-01-27T14:30:03Z-
dc.date.submitted2024-08-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41212-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In Brazil, various programs aim to integrate technology into education, aligning with national guidelines for innovation. However, critical analysis of the discourse justifying technology adoption in educational spaces is essential. Historical policies, such as Proinfo and PNBL, shaped technology integration from 2008 to 2017. The Program of Innovation in Connected Education (PIEC), instituted in 2017, replaced the National Program for Educational Informatics. PIEC aims to enhance technology integration in education, considering its theoretical trajectory. This study focuses on PIEC’s resource transfer and application in Conceição do Araguaia, aiming to elucidate its impact on municipal schools’ connectivity. Research questions explore resource sufficiency, connectivity improvement, and implementation challenges. The study’s objective is to provide a current panorama of PIEC in the municipal education system in Conceição do Araguaia, Pará.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.