Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DiegoRodriguesOliveira.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor em risco operacional com cópulas de valores extremos
Autor(es): Oliveira, Diego Rodrigues
Orientador(es): Otiniano, Cira Etheowalda Guevara
Assunto: Variáveis aleatórias
Cópulas (Estatística)
Teoria das distribuições (Análise funcional)
Risco (Economia)
Data de apresentação: 18-Jun-2012
Data de publicação: 27-Nov-2012
Referência: OLIVEIRA, Diego Rodrigues. Valor em risco operacional com cópulas de valores extremos. 2012. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Desde Mandelbrot (1963) e Fama (1965), dados financeiros e de riscos, como dados de perdas, taxas de câmbio, índices econômicos e retornos em geral, são, em sua maioria, modelados por distribuições de cauda pesada. A partir da modelagem das distribuições de perdas em Risco Operacional é necessário construir um modelo conjunto para que se estabeleçam pressupostos apropriados sobre a dependência entre as variáveis de perdas e também para que se possa obter o valor em risco operacional (VaROp) da perda operacional total. As funções cópula são reconhecidas como ferramentas poderosas para tais fins. Portanto, através de cópulas de valores extremos pretende-se obter o modelo conjunto associado às distribuições de perdas, permitindo o cálculo do capital regulatório mínimo, associado ao VaROp, que a instituição financeira deve alocar para perdas operacionais e o estabelecimento da estrutura de dependência entre os tipos de perdas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons