Título: | As contribuições da leitura para o desenvolvimento da criança no processo de letramento literário |
Autor(es): | Francelino, Fernanda Leite |
Orientador(es): | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro |
Assunto: | Educação infantil Literatura infantil Letramento |
Data de apresentação: | 25-Out-2024 |
Data de publicação: | 21-Jan-2025 |
Referência: | FRANCELINO, Fernanda Leite. As contribuições da leitura para o desenvolvimento da criança no processo de letramento literário. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente artigo apresenta as contribuições da literatura infantil no
desenvolvimento da criança e no processo de letramento literário, considerando
que a leitura é de suma importância para auxiliar na formação integral da criança.
É possível identificar que as histórias são fontes de imaginação e criação e
contribui para a formação social e literária dos pequenos leitores, estabelecer
uma relação do mundo real e do mundo da fantasia, vivido através dos
livros. Leitura por esta razão, não deve ser vista como mera obrigatoriedade de
currículo ou como forma de transmissão de conceitos de sala de aula. Para que
processos de letramento literário aconteçam de forma eficaz, é fundamental que
os fatores externos vivenciados pelas crianças sejam considerados, pois estes
podem influenciar na forma como a criança adquire conhecimento. Desse modo,
o objetivo geral deste trabalho é compreender as contribuições da literatura
infantil para os processos de desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
E os objetivos específicos são identificar atividades pedagógicas que as
professoras estão adotando para incentivar a leitura; conhecer o
desenvolvimento de um projeto de leitura; analisar as estratégias utilizadas, que
podem contribuir para o interesse das crianças pelos livros e pela leitura. |
Abstract: | This article presents the contributions of children's reading to the child's
development and the process of literary literacy, considering that reading is
extremely important to assist in the child's comprehensive education. It is
possible to identify that stories are sources of imagination and creation and
contribute to the social and literary formation of young readers, establishing a
relationship between the real world and the world of fantasy, experienced through
books. Reading for this reason should not be seen as a mere curriculum
requirement or as a way of transmitting classroom concepts. For literary literacy
processes to occur effectively, it is essential that external factors experienced by
children are considered, as these can influence the way the child acquires
knowledge. Therefore, the general objective of this work is to understand the
contributions of children's literature to the child's development processes in Early
Childhood Education. And the specific objectives are to identify pedagogical
activities that teachers are adopting to encourage reading; learn about the
development of a reading project; analyze the strategies used, which can
contribute to children’s interest in books and reading. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.