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Título: As contribuições da leitura para o desenvolvimento da criança no processo de letramento literário
Autor(es): Francelino, Fernanda Leite
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Educação infantil
Literatura infantil
Letramento
Data de apresentação: 25-Out-2024
Data de publicação: 21-Jan-2025
Referência: FRANCELINO, Fernanda Leite. As contribuições da leitura para o desenvolvimento da criança no processo de letramento literário. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo apresenta as contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança e no processo de letramento literário, considerando que a leitura é de suma importância para auxiliar na formação integral da criança. É possível identificar que as histórias são fontes de imaginação e criação e contribui para a formação social e literária dos pequenos leitores, estabelecer uma relação do mundo real e do mundo da fantasia, vivido através dos livros. Leitura por esta razão, não deve ser vista como mera obrigatoriedade de currículo ou como forma de transmissão de conceitos de sala de aula. Para que processos de letramento literário aconteçam de forma eficaz, é fundamental que os fatores externos vivenciados pelas crianças sejam considerados, pois estes podem influenciar na forma como a criança adquire conhecimento. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é compreender as contribuições da literatura infantil para os processos de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. E os objetivos específicos são identificar atividades pedagógicas que as professoras estão adotando para incentivar a leitura; conhecer o desenvolvimento de um projeto de leitura; analisar as estratégias utilizadas, que podem contribuir para o interesse das crianças pelos livros e pela leitura.
Abstract: This article presents the contributions of children's reading to the child's development and the process of literary literacy, considering that reading is extremely important to assist in the child's comprehensive education. It is possible to identify that stories are sources of imagination and creation and contribute to the social and literary formation of young readers, establishing a relationship between the real world and the world of fantasy, experienced through books. Reading for this reason should not be seen as a mere curriculum requirement or as a way of transmitting classroom concepts. For literary literacy processes to occur effectively, it is essential that external factors experienced by children are considered, as these can influence the way the child acquires knowledge. Therefore, the general objective of this work is to understand the contributions of children's literature to the child's development processes in Early Childhood Education. And the specific objectives are to identify pedagogical activities that teachers are adopting to encourage reading; learn about the development of a reading project; analyze the strategies used, which can contribute to children’s interest in books and reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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