Título: | Análise de integridade em cubo de roda de veículo de Fórmula SAE |
Autor(es): | Viégas, Pedro Falcomer Pontes |
Orientador(es): | Anflor, Carla Tatiana Mota |
Assunto: | Automóveis Mecânica da fratura Automóveis - conjunto de rodagem |
Data de apresentação: | 19-Set-2024 |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Referência: | VIÉGAS, Pedro Falcomer Pontes. Análise de integridade em cubo de roda de veículo de Fórmula SAE. 2024. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Neste estudo, realizou-se uma análise de integridade estrutural com carregamentos
estáticos e dinâmicos, aplicados ao cubo de roda traseiro do veículo protótipo de
FSAE, AF-22 da equipe Apuama Racing, fabricado em alumínio 7075-T6. O protótipo
foi projetado utilizando uma plataforma CAD (SolidWorks®) e foi submetido a
simulações utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), por meio da aplicação
Ansys Mechanical Workbench®. Este trabalho foi desenvolvido objetivando encontrar
a sequência de aperto que resulte em menores danos ao cubo de roda, assim como
encontrar os pontos críticos e a vida estimada através do método tensão-vida e da
mecânica da fratura linear elástica. Com base nos carregamentos e tensões atuantes
no cubo de roda, foram determinados os parâmetros de tensão equivalente aplicados
à estrutura, avaliada a resistência do componente e os danos sofridos ao longo de
uma temporada de uso. Além disso, foram calculados os fatores de segurança em
fadiga, vida estimada do componente e a propagação de trincas durante sua vida
estimada em condições de carregamento cíclico. |
Abstract: | In this study, a structural integrity analysis was performed with static and dynamic
loads, applied to the rear wheel hub of the FSAE prototype vehicle, AF-22 of the
Apuama Racing team, manufactured in 7075-T6 aluminum. The prototype was
designed using a CAD platform (SolidWorks®) and was subjected to simulations using
the Finite Element Method (FEM), through the Ansys Mechanical Workbench®
application. This work was developed with the objective of finding the tightening
sequence that results in less damage to the wheel hub, as well as finding the critical
points and the estimated life through the stress-life method and linear elastic fracture
mechanics. Based on the loads and stresses acting on the wheel hub, the equivalent
stress parameters applied to the structure were determined, the resistance of the
component and the damage suffered over a season of use were evaluated. In addition,
the fatigue safety factors, estimated life of the component and the propagation of
cracks during its estimated life under cyclic loading conditions were calculated. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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