Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_PedroFalcomerPontesViegas_tcc.pdf3,94 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAnflor, Carla Tatiana Mota-
dc.contributor.authorViégas, Pedro Falcomer Pontes-
dc.identifier.citationVIÉGAS, Pedro Falcomer Pontes. Análise de integridade em cubo de roda de veículo de Fórmula SAE. 2024. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, realizou-se uma análise de integridade estrutural com carregamentos estáticos e dinâmicos, aplicados ao cubo de roda traseiro do veículo protótipo de FSAE, AF-22 da equipe Apuama Racing, fabricado em alumínio 7075-T6. O protótipo foi projetado utilizando uma plataforma CAD (SolidWorks®) e foi submetido a simulações utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), por meio da aplicação Ansys Mechanical Workbench®. Este trabalho foi desenvolvido objetivando encontrar a sequência de aperto que resulte em menores danos ao cubo de roda, assim como encontrar os pontos críticos e a vida estimada através do método tensão-vida e da mecânica da fratura linear elástica. Com base nos carregamentos e tensões atuantes no cubo de roda, foram determinados os parâmetros de tensão equivalente aplicados à estrutura, avaliada a resistência do componente e os danos sofridos ao longo de uma temporada de uso. Além disso, foram calculados os fatores de segurança em fadiga, vida estimada do componente e a propagação de trincas durante sua vida estimada em condições de carregamento cíclico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveispt_BR
dc.subject.keywordMecânica da fraturapt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - conjunto de rodagempt_BR
dc.titleAnálise de integridade em cubo de roda de veículo de Fórmula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T19:05:16Z-
dc.date.available2025-01-16T19:05:16Z-
dc.date.submitted2024-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41116-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this study, a structural integrity analysis was performed with static and dynamic loads, applied to the rear wheel hub of the FSAE prototype vehicle, AF-22 of the Apuama Racing team, manufactured in 7075-T6 aluminum. The prototype was designed using a CAD platform (SolidWorks®) and was subjected to simulations using the Finite Element Method (FEM), through the Ansys Mechanical Workbench® application. This work was developed with the objective of finding the tightening sequence that results in less damage to the wheel hub, as well as finding the critical points and the estimated life through the stress-life method and linear elastic fracture mechanics. Based on the loads and stresses acting on the wheel hub, the equivalent stress parameters applied to the structure were determined, the resistance of the component and the damage suffered over a season of use were evaluated. In addition, the fatigue safety factors, estimated life of the component and the propagation of cracks during its estimated life under cyclic loading conditions were calculated.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.