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Título: Caracterização de incertezas no ajuste teórico-experimental de modelos estruturais dinâmicos de painéis sanduíche para identificação de danos
Autor(es): Silva, Híterson de Oliveira
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Coorientador(es): Domingues, Allan Correa
Assunto: Compósitos
Testes de vibração (Engenharia)
Estruturas honeycomb
Localização de falhas (Engenharia)
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 16-Jan-2025
Referência: SILVA, Híterson de Oliveira. Caracterização de incertezas no ajuste teórico-experimental de modelos estruturais dinâmicos de painéis sanduíche para identificação de danos. 2019. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Prever um dano estrutural que pode ocasionar falhas e acidentes graves é uma área de atuação do engenheiro. Os materiais compósitos são os mais utilizados hoje em dia na indústria aeronáutica e aeroespacial. Por essa razão, identificar danos estruturais em ma teriais compósitos é essencial para evitar acidentes. Uma forma de identificação de danos é dada por meio da vibração, pois qualquer alteração nas propriedades geométricas ou materiais da estrutura influência nas análises dinâmicas. Na manufatura, a variabilidade das propriedades geométricas e dos materiais pode influenciar nas características dinâmi cas da estrutura. Uma forma de analisar isso é realizando a caracterização de incertezas da estrutura por meio do método de Monte Carlo, com dados de entrada gerados aleatori amente com uma função de densidade de probabilidade (FDP) gama. Este trabalho tem o propósito de analisar as funções de resposta em frequência (FRF) do painel sanduíche do tipo colmeia (honeycomb), relacionando o dano de delaminação com incertezas do módulo de elasticidade das faces para identificar danos. A metodologia abordada é um passo a passo desde a validação da geometria construída até a análise para identificar o dano. A geometria desenvolvida no software ANSYS® teve um erro de apenas 2% em relação ao painel real, e o parâmetro incerto do painel considerado, módulo de elasticidade, obteve uma média das frequências próxima aos valores nominais. Portanto, foi possível obter um bom potencial de indicativo de dano apenas comparando as FRF das médias das incertezas com o dano por delaminação.
Abstract: Predicting structural damage that can cause failures and serious accidents is an area of expertise for engineers. Composite materials are the most commonly used today in the aeronautical and aerospace industries. For this reason, identifying structural damage in composite materials is essential to prevent accidents. One way to identify damage is through vibration, as any change in the geometric or material properties of the struc ture influences dynamic analyses. In manufacturing, variability in geometric and material properties can influence the dynamic characteristics of the structure. One way to analyze this is by performing uncertainty characterization of the structure using the Monte Carlo method, with input data randomly generated using a gamma probability density function (PDF). This work aims to analyze the frequency response functions (FRF) of a honeycomb sandwich panel, relating delamination damage with uncertainties in the elastic modulus of the faces to identify damage. The methodology addressed is a step-by-step process from the validation of the constructed geometry to the analysis to identify the damage. The geometry developed in the ANSYS® software had an error of only 2% compared to the real panel, and the uncertain parameter of the panel considered, elastic modulus, had a frequency average close to the nominal values. Therefore, it was possible to obtain a good potential for damage indication just by comparing the FRFs of the averages of the uncertainties with the delamination damage.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
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