Título: | Caracterização de incertezas no ajuste teórico-experimental de modelos estruturais dinâmicos de painéis sanduíche para identificação de danos |
Autor(es): | Silva, Híterson de Oliveira |
Orientador(es): | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva |
Coorientador(es): | Domingues, Allan Correa |
Assunto: | Compósitos Testes de vibração (Engenharia) Estruturas honeycomb Localização de falhas (Engenharia) |
Data de apresentação: | 12-Dez-2019 |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Referência: | SILVA, Híterson de Oliveira. Caracterização de incertezas no ajuste teórico-experimental de modelos estruturais dinâmicos de painéis sanduíche para identificação de danos. 2019. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Prever um dano estrutural que pode ocasionar falhas e acidentes graves é uma área de
atuação do engenheiro. Os materiais compósitos são os mais utilizados hoje em dia na
indústria aeronáutica e aeroespacial. Por essa razão, identificar danos estruturais em ma teriais compósitos é essencial para evitar acidentes. Uma forma de identificação de danos
é dada por meio da vibração, pois qualquer alteração nas propriedades geométricas ou
materiais da estrutura influência nas análises dinâmicas. Na manufatura, a variabilidade
das propriedades geométricas e dos materiais pode influenciar nas características dinâmi cas da estrutura. Uma forma de analisar isso é realizando a caracterização de incertezas
da estrutura por meio do método de Monte Carlo, com dados de entrada gerados aleatori amente com uma função de densidade de probabilidade (FDP) gama. Este trabalho tem o
propósito de analisar as funções de resposta em frequência (FRF) do painel sanduíche do
tipo colmeia (honeycomb), relacionando o dano de delaminação com incertezas do módulo
de elasticidade das faces para identificar danos. A metodologia abordada é um passo a
passo desde a validação da geometria construída até a análise para identificar o dano. A
geometria desenvolvida no software ANSYS®
teve um erro de apenas 2% em relação ao
painel real, e o parâmetro incerto do painel considerado, módulo de elasticidade, obteve
uma média das frequências próxima aos valores nominais. Portanto, foi possível obter
um bom potencial de indicativo de dano apenas comparando as FRF das médias das
incertezas com o dano por delaminação. |
Abstract: | Predicting structural damage that can cause failures and serious accidents is an area
of expertise for engineers. Composite materials are the most commonly used today in
the aeronautical and aerospace industries. For this reason, identifying structural damage
in composite materials is essential to prevent accidents. One way to identify damage is
through vibration, as any change in the geometric or material properties of the struc ture influences dynamic analyses. In manufacturing, variability in geometric and material
properties can influence the dynamic characteristics of the structure. One way to analyze
this is by performing uncertainty characterization of the structure using the Monte Carlo
method, with input data randomly generated using a gamma probability density function
(PDF). This work aims to analyze the frequency response functions (FRF) of a honeycomb
sandwich panel, relating delamination damage with uncertainties in the elastic modulus
of the faces to identify damage. The methodology addressed is a step-by-step process
from the validation of the constructed geometry to the analysis to identify the damage.
The geometry developed in the ANSYS®
software had an error of only 2% compared to
the real panel, and the uncertain parameter of the panel considered, elastic modulus, had
a frequency average close to the nominal values. Therefore, it was possible to obtain a
good potential for damage indication just by comparing the FRFs of the averages of the
uncertainties with the delamination damage. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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