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https://bdm.unb.br/handle/10483/41102
Título: | Práticas corporais alternativas, saúde mental e educação física no ensino médio |
Autor(es): | Rodrigues, Júlia Pereira |
Orientador(es): | João, Renato Bastos |
Assunto: | Práticas corporais Práticas corporais alternativas Saúde mental Estudantes Ensino médio - estudantes Adolescentes - saúde mental |
Data de apresentação: | 16-Set-2024 |
Data de publicação: | 15-Jan-2025 |
Referência: | RODRIGUES, Júlia Pereira. Práticas corporais alternativas, saúde mental e educação física no ensino médio. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa se caracterizou como um relato de experiência que teve como
objetivo compreender as influências das práticas corporais alternativas na saúde mental de
jovens estudantes de uma turma do ensino médio numa escola pública do Distrito Federal,
considerando seus estados subjetivos de ansiedade a partir da perspectiva da corporeidade
humana. As PCAs na educação física escolar para estudantes de ensino médio possibilitam
novas formas de relacionar com o corpo, especialmente durante a adolescência, período
marcado por profundas mudanças biopsicossocioculturais. Sendo assim, ao inserir as PCAs
no ambiente escolar nas aulas de educação física pode-se auxiliar no desenvolvimento de
aspectos psicológicos/subjetivos da corporeidade dos estudantes, promovendo uma melhor
relação com a unidade mente/corpo. A experiência de realizar uma pesquisa exploratória na
realidade escolar se deu por meio de um estudo qualitativo. Para o desenvolvimento deste
relato de experiência foi utilizado a metodologia construtivo-interpretativo, que busca
interpretar as produções subjetivas dos participantes ao longo de todo o processo,
utilizando-se como instrumentos de levantamento de informação a observação do
participante, diário de campo e a entrevista aberta. Os resultados indicam que a utilização das
PCAs como conteúdo da educação física na escola, contribuem para desenvolvimento
integral, e podem influenciar significativamente na saúde integral dos jovens estudantes do
ensino médio. Concluiu-se que intervenções de PCAs realizadas com os participantes desta
pesquisa geraram alguns impactos na saúde mental de alguns dos jovens estudantes do ensino
médio, tendo desdobramentos para o desenvolvimento humano deles na perspectiva da
corporeidade/subjetividade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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