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Título: Práticas corporais alternativas, saúde mental e educação física no ensino médio
Autor(es): Rodrigues, Júlia Pereira
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Práticas corporais
Práticas corporais alternativas
Saúde mental
Estudantes
Ensino médio - estudantes
Adolescentes - saúde mental
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 15-Jan-2025
Referência: RODRIGUES, Júlia Pereira. Práticas corporais alternativas, saúde mental e educação física no ensino médio. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa se caracterizou como um relato de experiência que teve como objetivo compreender as influências das práticas corporais alternativas na saúde mental de jovens estudantes de uma turma do ensino médio numa escola pública do Distrito Federal, considerando seus estados subjetivos de ansiedade a partir da perspectiva da corporeidade humana. As PCAs na educação física escolar para estudantes de ensino médio possibilitam novas formas de relacionar com o corpo, especialmente durante a adolescência, período marcado por profundas mudanças biopsicossocioculturais. Sendo assim, ao inserir as PCAs no ambiente escolar nas aulas de educação física pode-se auxiliar no desenvolvimento de aspectos psicológicos/subjetivos da corporeidade dos estudantes, promovendo uma melhor relação com a unidade mente/corpo. A experiência de realizar uma pesquisa exploratória na realidade escolar se deu por meio de um estudo qualitativo. Para o desenvolvimento deste relato de experiência foi utilizado a metodologia construtivo-interpretativo, que busca interpretar as produções subjetivas dos participantes ao longo de todo o processo, utilizando-se como instrumentos de levantamento de informação a observação do participante, diário de campo e a entrevista aberta. Os resultados indicam que a utilização das PCAs como conteúdo da educação física na escola, contribuem para desenvolvimento integral, e podem influenciar significativamente na saúde integral dos jovens estudantes do ensino médio. Concluiu-se que intervenções de PCAs realizadas com os participantes desta pesquisa geraram alguns impactos na saúde mental de alguns dos jovens estudantes do ensino médio, tendo desdobramentos para o desenvolvimento humano deles na perspectiva da corporeidade/subjetividade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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