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Título: Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos
Autor(es): Pestana, Vítor Nogueira Silva
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Publicidade - campanhas
Publicidade de alimentos
Alimentos
Alimentos subótimos
Data de apresentação: 9-Jul-2024
Data de publicação: 13-Jan-2025
Referência: PESTANA, Vítor Nogueira Silva. Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Essa pesquisa se propôs a investigar o impacto dos apelos publicitários na intenção de compra e qualidade percebida de alimentos subótimos como uma maneira de determinar estratégias eficazes para a venda desse tipo de alimento. Com esse fim, foi desenvolvido e aplicado um questionário online com 206 respondentes. O tipo de apelo publicitário (sustentabilidade vs. preço vs. sem apelo) e a subotimalidade (presença x ausência) foram as variáveis manipuladas. A intenção de compra e qualidade percebida atuaram como variáveis dependentes desse modelo. Os dados foram analisados através da ANCOVA e os resultados apontaram um valor maior na ausência da subotimalidade. Ou seja, os valores obtidos para a qualidade percebida e a intenção de compra foram maiores quando mensurados na presença de um alimento ótimo. Entretanto, os tipos de apelos não apresentaram nenhum resultado significativo, considerando um efeito direto entre esses apelos e as variáveis dependentes: qualidade percebida e intenção de compra. A dimensão “Renda”, interagiu com o tipo de apelo e, em conjunto, apresentaram uma interação significativa com a Intenção de compra, onde o grupo de baixa renda teve uma maior intenção de compra na ausência de apelos e com o apelo ao preço, enquanto os grupos de renda média e alta apresentaram uma maior intenção de compra com o apelo à sustentabilidade. A outra interação significativa verificada ocorreu entre a dimensão “Gênero”, que interagiu com o tipo de apelo para, em conjunto, apresentarem uma interação significativa com a qualidade percebida, onde o gênero masculino apresentou um maior valor para qualidade percebida na ausência de apelos e na presença do apelo ao preço enquanto o gênero feminino apresentou um maior valor de qualidade percebida na presença do apelo à sustentabilidade. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa são de uma contribuição significativa para os estudos acerca de alimentos subótimos no Brasil ao analisar os impactos desses tipos de apelos como uma forma de viabilizar a venda de alimentos subótimos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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