Título: | Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos |
Autor(es): | Pestana, Vítor Nogueira Silva |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Publicidade - campanhas Publicidade de alimentos Alimentos Alimentos subótimos |
Data de apresentação: | 9-Jul-2024 |
Data de publicação: | 13-Jan-2025 |
Referência: | PESTANA, Vítor Nogueira Silva. Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Essa pesquisa se propôs a investigar o impacto dos apelos publicitários na intenção
de compra e qualidade percebida de alimentos subótimos como uma maneira de
determinar estratégias eficazes para a venda desse tipo de alimento. Com esse fim,
foi desenvolvido e aplicado um questionário online com 206 respondentes. O tipo de
apelo publicitário (sustentabilidade vs. preço vs. sem apelo) e a subotimalidade
(presença x ausência) foram as variáveis manipuladas. A intenção de compra e
qualidade percebida atuaram como variáveis dependentes desse modelo. Os dados
foram analisados através da ANCOVA e os resultados apontaram um valor maior na
ausência da subotimalidade. Ou seja, os valores obtidos para a qualidade percebida
e a intenção de compra foram maiores quando mensurados na presença de um
alimento ótimo. Entretanto, os tipos de apelos não apresentaram nenhum resultado
significativo, considerando um efeito direto entre esses apelos e as variáveis
dependentes: qualidade percebida e intenção de compra. A dimensão “Renda”,
interagiu com o tipo de apelo e, em conjunto, apresentaram uma interação significativa
com a Intenção de compra, onde o grupo de baixa renda teve uma maior intenção de
compra na ausência de apelos e com o apelo ao preço, enquanto os grupos de renda
média e alta apresentaram uma maior intenção de compra com o apelo à
sustentabilidade. A outra interação significativa verificada ocorreu entre a dimensão
“Gênero”, que interagiu com o tipo de apelo para, em conjunto, apresentarem uma
interação significativa com a qualidade percebida, onde o gênero masculino
apresentou um maior valor para qualidade percebida na ausência de apelos e na
presença do apelo ao preço enquanto o gênero feminino apresentou um maior valor
de qualidade percebida na presença do apelo à sustentabilidade. Os resultados
obtidos por meio dessa pesquisa são de uma contribuição significativa para os
estudos acerca de alimentos subótimos no Brasil ao analisar os impactos desses tipos
de apelos como uma forma de viabilizar a venda de alimentos subótimos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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