Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VitorNogueiraSilvaPestana_tcc.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorPestana, Vítor Nogueira Silva-
dc.identifier.citationPESTANA, Vítor Nogueira Silva. Impactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimos. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa se propôs a investigar o impacto dos apelos publicitários na intenção de compra e qualidade percebida de alimentos subótimos como uma maneira de determinar estratégias eficazes para a venda desse tipo de alimento. Com esse fim, foi desenvolvido e aplicado um questionário online com 206 respondentes. O tipo de apelo publicitário (sustentabilidade vs. preço vs. sem apelo) e a subotimalidade (presença x ausência) foram as variáveis manipuladas. A intenção de compra e qualidade percebida atuaram como variáveis dependentes desse modelo. Os dados foram analisados através da ANCOVA e os resultados apontaram um valor maior na ausência da subotimalidade. Ou seja, os valores obtidos para a qualidade percebida e a intenção de compra foram maiores quando mensurados na presença de um alimento ótimo. Entretanto, os tipos de apelos não apresentaram nenhum resultado significativo, considerando um efeito direto entre esses apelos e as variáveis dependentes: qualidade percebida e intenção de compra. A dimensão “Renda”, interagiu com o tipo de apelo e, em conjunto, apresentaram uma interação significativa com a Intenção de compra, onde o grupo de baixa renda teve uma maior intenção de compra na ausência de apelos e com o apelo ao preço, enquanto os grupos de renda média e alta apresentaram uma maior intenção de compra com o apelo à sustentabilidade. A outra interação significativa verificada ocorreu entre a dimensão “Gênero”, que interagiu com o tipo de apelo para, em conjunto, apresentarem uma interação significativa com a qualidade percebida, onde o gênero masculino apresentou um maior valor para qualidade percebida na ausência de apelos e na presença do apelo ao preço enquanto o gênero feminino apresentou um maior valor de qualidade percebida na presença do apelo à sustentabilidade. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa são de uma contribuição significativa para os estudos acerca de alimentos subótimos no Brasil ao analisar os impactos desses tipos de apelos como uma forma de viabilizar a venda de alimentos subótimos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - campanhaspt_BR
dc.subject.keywordPublicidade de alimentospt_BR
dc.subject.keywordAlimentospt_BR
dc.subject.keywordAlimentos subótimospt_BR
dc.titleImpactos dos apelos publicitários na intenção de compra e na qualidade percebida de alimentos subótimospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-13T21:44:01Z-
dc.date.available2025-01-13T21:44:01Z-
dc.date.submitted2024-07-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41094-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.